Empreendedores da Leme Inteligência Forense, legaltech com sede no Paraná, desenvolveram uma tecnologia que auxilia na localização de patrimônio, no Brasil e no exterior (inclusive em paraísos fiscais), patrimônio de pessoas físicas e jurídicas que devem no mercado. A solução vem impulsionando os negócios da empresa, que mesmo durante a pandemia de Covid-19 registraram crescimento nos resultados, da ordem de 10,4% na carteira de clientes novos se comparado ao ano de 2019.
Isso porque a tecnologia vai ao encontro das necessidades dos credores. Em uma conjuntura de elevada inadimplência no País, as empresas precisam de instrumentos e soluções para resgatar valores devidos. De acordo com o SPC Brasil, mais de 60 milhões de consumidores possuem débitos, e 60% deles têm dívidas com mais de um credor.
Desde 2018, com a Plataforma de Busca de Ativos que desenvolveu, a Leme Inteligência Forense já localizou R$ 8,1 bilhões em patrimônio, para recuperação de crédito. A solução é baseada em robotização e inteligência artificial, o que garante uma identificação de patrimônio de maneira mais rápida, segura e assertiva. A inteligência humana entra quando o trabalho operacional precisa dar lugar à atuação intelectual.
O diagnóstico e prognóstico obtido a partir desse trabalho de localização de patrimônio é fornecido às empresas contratantes do serviço e é utilizado como subsídio estratégico para que elas recuperem essas dívidas. Subsídio, inclusive, para auxiliar em providências judiciais cabíveis.
O desenvolvimento desse produto e de outras soluções é fruto de investimentos feitos pela empresa a partir de seu próprio faturamento. A ampliação do quadro de colaboradores e a expansão da infraestrutura da empresa são outros elementos da equação que faz a Leme seguir em ritmo de crescimento.
Jaqueline Gonçales, diretora financeira da Legaltech.
De acordo com a diretora financeira da Legaltech, Jaqueline Gonçales, no primeiro semestre de 2021 o faturamento passou de R$ 4,8 milhões, um acréscimo de 22,7% sobre igual período do ano passado. Já nesse ano de 2022, a Leme segue com sua trajetória de expansão, com aumento na faixa dos 30%.
“É um crescimento em resultados financeiros, mas, principalmente, em investimento em tecnologia e em número de colaboradores”, assinala a diretora. Hoje, a Leme tem um corpo de 80 colaboradores – número 17,6% maior do que um ano atrás.
A executiva faz questão de destacar, ainda, que os investimentos que a empresa vem fazendo advêm de capital próprio. “De 80% a 90% dos resultados são reinvestidos no negócio. Portanto, é um crescimento sólido, sem a dependência de capital de terceiros”, salienta Jaqueline.