Em cerimônia realizada nesta sexta-feira (29), o deputado federal Dilceu Sperafico (Progressistas/PR) formalizou a entrega de uma ambulância ao Corpo de Bombeiros de Toledo. O veículo, viabilizado por Sperafico em maio de 2021, representa um importante reforço para a capacidade de resposta em situações de emergência na região.
Sperafico havia planejado formalizar a entrega em maio de 2021, quando a ambulância foi disponibilizada. No entanto, na época, ele se recuperava da Covid-19 e não pôde participar do evento. Hoje, Sperafico expressou sua satisfação em finalmente concretizar a entrega e reafirmou seu compromisso com a comunidade de Toledo.
“A saúde e a segurança dos cidadãos são prioridades fundamentais para mim, e esta ambulância é um símbolo do nosso compromisso com a proteção de vidas”, disse o Deputado Sperafico em seu discurso. “Embora eu não tenha podido estar aqui no momento da entrega original, estou honrado em estar aqui hoje e ver o impacto positivo que este veículo teve nas operações de resgate, desde então. Quem tem que agradecer pelo trabalho do Corpo de Bombeiros somos nós”.
“Enquanto muitas instituições sofrem com uma crise de credibilidade, o Corpo de Bombeiros segue sendo umas das mais bem avaliadas e respeitadas pelos brasileiros.”
UM VEÍCULO, MUITAS VIDAS – Desde maio de 2021, a ambulância passou a ser utilizado pelo SIAT (Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência) do Corpo de Bombeiros de Toledo realizando 1674 ocorrências em toda a região.
O primeiro atendimento realizado com o novo veículo foi a um bebê de apenas 10 meses no Jardim Coopagro. Ele estava engasgado. Graças à pronta resposta dos bombeiros e à infraestrutura de suporte da ambulância, a vida do bebê foi salva.
O comandante do Corpo de Bombeiros de Toledo, capitão Rodrigues afirmou que as atividades de primeiros socorros e os acidentes de trânsito se tornaram a maioria das ocorrências atendidas pela Corpo de Bombeiros. “Até por isso, já fizemos um novo pedido ao Deputado Sperafico, solicitando novos equipamentos, dentre eles um desencarceramento elétrico o que permite uma chegada até o local da ocorrência com maior agilidade, além da implantação do SIAT com um médico aqui dentro da corporação”.
O 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Toledo realiza uma média de oito atendimentos por dia e 2.300 por ano, nos 39 municípios da sua região de abrangência.
Por Clóvis Pedrini Jr.
TOLEDO