Na terça-feira (10), o som do coro infantil Serprati ecoou pelos corredores da Casa de Apoio do Hospital do Câncer Uopeccan de Cascavel, sendo composto pelos filhos dos colaboradores da Prati-Donaduzzi e pelas crianças de Toledo. A iniciativa teve como propósito transmitir mensagens de paz e conforto, tanto para os pacientes quanto para suas famílias no ambiente hospitalar, além de promover uma melhoria no bem-estar emocional e cognitivo durante o tratamento.
Ouvir música pode ser uma maneira eficaz de distração e entretenimento para os pacientes durante a hospitalização. De acordo com Anderson Back, maestro do coral infantil Serprati, a música é uma terapia. “Independentemente de a apresentação ocorrer em um palco de teatro ou mesmo no jardim da Casa de Apoio, nosso objetivo é levar a música de uma maneira mais leve. Acredito que todos necessitam da música, pois ela tem a capacidade de tocar os corações. Esse foi um momento de reflexão, e estou feliz por ter compartilhado com os coralistas”, acrescentou.
Há 23 anos, a Casa de Apoio tem oferecido assistência de alta qualidade para pacientes vindos de diferentes regiões que necessitam de acomodação enquanto passam por tratamentos na Uopeccan. O local fica anexo ao hospital e acomoda em média 60 pessoas por dia, incluindo pacientes e seus acompanhantes, que são acolhidos durante o tratamento contra o câncer.
“Cada vez que um grupo se apresenta, eles transmitem uma mensagem de amor e solidariedade aos nossos pacientes. Temos crianças e mães que passam mais de 40 dias internadas, e momentos como esses fazem o tempo passar mais rápido”, relatou Iria Maria Garmatz, Diretora Geral da LFCC da Uopeccan.