A Câmara de Toledo aprovou em votação final na terça-feira, dia 12 de dezembro, em sessão suplementar, a sua LOA – Lei Orçamentária Anual para 2024, que estima a receita e fixa a despesa em mais de R$ 1 bilhão pela primeira vez na história toledana. A proposta está no Projeto de Lei n°153, que foi votada e aprovada em turno final por unanimidade, após ter sido aprovada em primeira votação na sessão ordinária de segunda-feira, dia 11 de dezembro.
Também foi apreciado em turno final o Projeto de Lei n° 175, que “procede a desafetação e autoriza a alienação de bens imóveis integrantes do patrimônio público municipal, visando a implementação de políticas de incentivo à industrialização, através do Programa “Toledoé+Negócio”, igualmente aprovado de forma unânime.
A CFO – Comissão de Finanças e Orçamento, como responsável pela tramitação da Lei Orçamentária Anual de Toledo, apreciou 79 emendas apresentadas pelos vereadores à proposição. As propostas foram apresentadas pelos vereadores Valdomiro Bozó, Gabriel Baierle, Pedro Varela, Geraldo Weisheimer e Bernardino Reis, suplente que exerceu o mandato no mês de outubro na vaga de Leoclides Bisognin.
Elas foram apreciadas pelo relator Genivaldo Jesus e depois seguiram ao Plenário, onde foram aprovadas em bloco na sessão de segunda-feira, dia 11 de dezembro, por proposta de Leoclides Bisognin, e novamente na sessão de terça-feira. As propostas dos vereadores incluem reformas em ginásios, implantação de anfiteatro em escola, conclusão e melhorias em CMEIs, construção de Capelas Mortuárias em bairros, ampliação da capacidade de captação da água pluvial e melhorias nas tubulações em vias públicas e construção da Pista de Carrinho de Rolimã e Trikes, apoio para a construção do Hospital Uopeccan em Toledo e implantação de coberturas externas em todas as UBSs, implantação do sistema binário de trânsito nas Ruas São João e Almirante Tamandaré, no Centro, entre vários benefícios em bairros e comunidades do interior do município fixados na LOA-Lei Orçamentária Anual para o ano de 2024.
Jornalismo, nativismo e parabadminton e atletas
A Câmara de Toledo entregou antes da sessão suplementar de terça-feira, 12 de dezembro, moções de aplausos a personalidades e organização que se destacaram, propostas pelos vereadores Pedro Varela, Roberto Souza, Olinda Fiorentin e Valtencir Careca. Foram homenageados o atleta de parabadminton Breno Johann, o radialista Airton Ferreira, as jornalistas Graciela Alves Souza e Franciele Mota, do Jornal do Oeste, além do próprio Jornal do Oeste e os atletas Davi Cipriano e Renan Freire Dries.
O vereador Pedro Varela propôs Moção de Aplausos a Breno Johann, 21 anos, atleta de parabadminton desde 2010, hoje representando a Ação Social São Vicente de Paulo e a AABT (Associação Amigos do Badminton de Toledo), medalhista de bronze nos Jogos Parapan-americanos de Santiago 2023 na classe sl4. A SL4 é uma classe para pessoas com deficiência na(s) perna(s) que possuam um grau de comprometimento motor e de equilíbrio menor. Esse resultado mostrou todo o seu compromisso com treinamentos e competições ao longo dos anos, que possibilitou a sua participação neste evento, sendo o maior e mais importantes das Américas, destaca o documento.
Já o radialista Airton Ferreira teve proposta moção pelo vereador pelos 20 anos de profissão, onde ajudou a difundir a cultura gaúcha, assim como os 14 anos de Semana Farroupilha realizada neste município, aponta o documento.
A vereadora Olinda Fiorentin propôs moções de aplausos entregues a Graciela Alves Souza, jornalista do Jornal do Oeste, pelo duplo reconhecimento no 17° Prêmio Amop de Jornalismo, com o 3º lugar na categoria texto com “Agronegócio será protagonista no fortalecimento do consumo interno do Oeste” e o 3º lugar na categoria fotojornalismo com “Gafuri olha para o futuro e acredita em dias melhores à economia da região”.
Outra moção congratula Franciele Mota, jornalista do Jornal do Oeste, pelo 2º lugar na categoria fotojornalismo no 17° Prêmio Amop de Jornalismo com a matéria “A reforma tributária poderá impactar boa parte da população de menor renda”. Também o Jornal do Oeste recebeu moção da vereadora pelas três premiações no 17° Prêmio Amop de Jornalismo.
Já o vereador Valtencir Careca parabenizou os jovens Davi Cipriano e Renan Freire Dries pela conquista da Copa Sudamericana Sub-10, realizada na Argentina, jogando pela equipe do Athletico Paranaense.
Confira as 79 emendas dos vereadores à LOA para 2024
https://sapl.toledo.pr.leg.br/media/sapl/public/documentoacessorio/2023/31200/emendas_apresentadas.pdf Por Paulo Torres