Na antevéspera do Natal a comunidade de Trombudo, no interior do município de Dona Francisca, RS, terá uma programação especial. Será o lançamento do livro O Corredor de Ivorá, de autoria de Décio Cargnelutti em parceria com a sua irmã, a jornalista Eliane Cargnelutti Torres da Silveira. O ato será em frente ao seu estabelecimento comercial, o Bar e Armazém Cargnelutti, na sede da comunidade, no sábado, 23 de dezembro, às 14h.
O livro, escrito a quatro mãos, conta a história de um ex-atleta, nascido no município de Ivorá, então pertencente a Júlio de Castilhos, que enfrentou e superou diversas dificuldades para correr atrás dos seus sonhos, tanto na sua vida pessoal como de atleta e profissional. De teor autobiográfico, o livro traz um pouco das raízes da família Cargnelutti, tradicional na Quarta Colônia, a infância e a adolescência no interior, a vida no Quartel, onde iniciou uma carreira promissora no atletismo, e a posterior volta às origens como empreendedor, onde se estabeleceu na comunidade de Trombudo, complementando com seu comércio uma estrutura que reunia ginásio de esportes, escola e as sedes das comunidades católica e evangélica.
Entre peripécias e aventuras, sonhos e dificuldades, o autor retrata os princípios sólidos de sua formação os desafios e o quanto o esporte contribuiu para enfrentar os obstáculos na sua vida profissional e pessoal. “Como no esporte, aprendi que é preciso querer e agir, lutar e nunca desistir, se superar sempre para alcançar os seus objetivos”. Ele também conta os seus desafios pessoais, como o cuidado com a filha, que precisou fazer uma cirurgia delicada, e como lidou com os obstáculos que teve pelo caminho.
A publicação do livro era um desejo antigo do autor. Há mais de dez anos ele havia rascunhado vários trechos, que serviram de base para a elaboração da obra. “Eram diversos tópicos sobre temas na vida dele que gostaria de abordar na publicação. Mas faltavam ainda muitos detalhes para que as pessoas pudessem compreender melhor a história e seus desdobramentos. Conversamos diversas vezes, revivemos situações emocionantes e outras divertidas, o que resultou em 128 páginas de uma leitura leve e várias fotos retratando momentos da vida do Décio e seus familiares”, comenta a coautora do livro Eliane Cargnelutti Torres.
O irmão manifestou o desejo de escrever o livro depois de uma cirurgia delicada da filha e muitos desafios até que fosse liberada a intervenção pelo Sistema Único de Saúde. Além deste fato, o autor relembra em primeira pessoa os obstáculos e situações hilariantes da sua vida, que enfrentou sempre com muita determinação e coragem. Para a jornalista a produção do livro foi um desafio muito grande. Mas também uma realização pessoal e profissional. Ela não pretende parar por aí, quer ainda escrever outros livros autobiográficos, contando histórias de pessoas que possam inspirar outras vidas.
O lançamento do livro será neste sábado, 23 de dezembro, às 14h, no Bar e Armazém Cargnelutti, em Trombudo, interior de Dona Francisca, onde Décio mora. O evento deverá reunir os dois autores, familiares e dezenas de convidados.