Após diversos estudos para encontrar a melhor solução para o problema de forma definitiva, a Prefeitura de Toledo iniciou, nesta terçpa-feira (02), as obras para a recuperação do bueiro da Avenida Maripá. A estrutura cedeu no mês de setembro, devido às fortes chuvas registradas no período e a administração municipal optou por uma intervenção total no local. Para uma resolução de longo prazo será necessário substituir totalmente a atual estrutura por uma nova. Serão investidos R$ 373.899,36 no local.
A troca se dá pelo comprometimento do atual tubo de aço corrugado que fazia a transposição da Sanga Pinheirinho. Para tanto, foi necessária uma ampla análise sobre o potencial hídrico da região do Bairro Santa Clara IV e demais loteamentos da região. “Atualmente, todo o entorno é urbanizado, diferente da época quando foi construída aquela transposição. Um erro no cálculo da quantidade de água pluvial escoando por ali poderia novamente comprometer a estrutura”, explicou o secretário de Planejamento, Habitação e Urbanismo, Norisvaldo Penteado.
Em visita ao local, o prefeito Beto Lunitti relatou que após a vistoria de agentes da Defesa Civil e servidores da área de engenharia foi identificada a necessidade de uma obra mais complexa do que se apresentava. “Nós nos desculpamos com a população, porém intervir aqui demandou estudos mais aprofundados e a troca da atual estrutura por algo mais resistente e que não demande outras interdições, por conta da importância da Avenida Maripá”. Lunitti disse ainda que o novo bueiro será feito com manilhas de concreto e trocado em ambos os lados da via.
Lunitti ainda relatou que ele mesmo achou que a obra era mais simples, porém acompanhando os trabalhos de escavação e a remoção do atual tubo foi possível entender a complexidade do trabalho. “Por isso vamos trocar tudo durante esse processo. Peço que as pessoas acompanhem na imprensa, nas redes sociais oficiais da Prefeitura, o andamento da obra. Vocês terão a oportunidade de verificar o quanto é complexo e o porquê do início desta obra ter que aguardar um projeto bem realizado. Em determinado momento também teremos que interditar totalmente a via para conclusão da obra, mas será amplamente divulgada essa informação no momento certo”, destacou.
As obras estão sendo realizadas pela Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo (Emdur). Conforme o diretor superintendente da autarquia, Ascânio Butzge, os trabalhos devem demorar aproximadamente 60 dias. “Teremos que remover totalmente os tubos comprometidos, posicionar os novos, sendo duas fileiras com manilhas de 2 metros de diâmetro e mais uma de 1 metro de diâmetro, realizar o aterro, as contenções com pedras marroadas, aplicar a pavimentação asfáltica e a construção de calçadas. Vamos deixar o local com todas as condições de trafegabilidade para veículos e pedestres”, concluiu.