Milhares de pessoas optaram por comemorar juntas, no Parque Ecológico Diva Paim Barth em Toledo, a virada de ano de 2023 para 2024. O maior Réveillon do Paraná atraiu mais de 50 mil pessoas, segundo informações da Polícia Militar e Guarda Municipal, de toda a região para festejar a chegada do Ano Novo. Até visitantes de outros estados aderiram ao “kit Toledo” e trouxeram suas cadeiras de praia e caixas térmicas para acompanhar esses momentos na companhia de amigos e familiares. O evento, além de brindar e trazer boas energias para a população, movimentou o comércio local com a circulação de turistas e o consumo de mercadorias e serviços.
Desde a manhã do dia 31 de dezembro o cronograma de bloqueios gradativos foi sendo executado para garantir o sucesso do evento. Com a supervisão da Secretaria de Agronegócio, Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Agrodesenvolvimento), organizadora das atividades, todos os passos foram dados e equipes preparadas para receber o público, que começou a chegar cedo em busca dos lugares mais estratégicos ou desejados. O auge do evento se deu à meia noite, quando teve início ao show pirotécnico que durou pouco mais de 16 minutos. O céu de Toledo ganhou um colorido de formas que encantou os olhos do público e pode ser visto a quilômetros de distância.
“Nossa missão era realizar um evento que pudesse ser ainda mais envolvente que o ano anterior, a expectativa foi superada, visto que o resultado foi espetacular. Desde a organização, onde não houve problemas, o espetáculo foi incrível. Tivemos mais de 50 mil pessoas no Parque Ecológico Diva Paim Barth, o que demonstra que o investimento e todos os esforços empregados deram resultado. Quando vemos famílias escolherem rodar dezenas de quilômetros para passar uma data tão especial como essa em nosso município, é sinal de que Toledo tem um potencial muito grande no turismo. Além disso, são gerados benefícios econômicos para os diversos segmentos de empreendedores locais, desde o carrinho de lanche, as conveniências até o segmento dos hotéis. Começamos um novo ano proporcionando muitas alegrias e por isso também nos sentimos felizes”, avaliou o secretário de Agrodesenvolvimento, Diego Bonaldo.
Durante as comemorações várias autoridades manifestaram seus votos e compartilharam seus sentimentos nesse momento de transição. “Queremos que esse seja um momento positivo na vida de vocês, na vida daqueles que nos visitam. Que bom que estivemos juntos. Que bom que permaneceremos juntos. Fica aqui meu desejo que 2024 seja um ano inteiro de bênçãos, seja um ano ainda melhor, com muita paz e harmonia e de concretização de nossos sonhos, de satisfação e de felicidade. Feliz ano novo para você e sua família”, desejou o prefeito de Toledo, Beto Lunitti, que esteve presente no meio do público e acompanhou de perto as atividades.
Ao avaliar o show da virada, o prefeito disse que Toledo está no rumo de construir um cenário favorável para consolidar e fortalecer o turismo no município. O investimento em atrações artísticas, gastronômicas e tecnológicas nesse período, que envolvem desde a virada cultural, aniversário do município, decoração de natal, réveillon e vão até o Inovameat, evento que trata da tecnologia e inovação na produção de proteína animal, fazem parte desse contexto. “Queremos colocar Toledo na rota do turismo rural e de negócios e fortalecer isso no período de Natal a exemplo de outras cidades que investiram nesse sentido e deram certo”, mencionou Lunitti.
O vice-prefeito Ademar Dorfschmidt também acompanhou as comemorações e agradeceu a parceria firmada ao longo do ano. Aproveitou para desejar muita sabedoria, paz, saúde e sucesso a todos os presentes.
Qualidade do evento agrada o público presente
A dona Eva Marta Maria (45) conseguiu reunir vários integrantes da família para as festividades em Toledo. “Meus sobrinhos já vieram outras vezes do Mato Grosso e gostaram da recepção, dos fogos e como [a festa] sempre vai melhorando, sempre voltam pra cá”, conta.
O segurança Marcos Aurélio dos Santos (42) mora em Iguatemi / MS e não é a primeira vez que escolhe passar o aniversário em Toledo. Ele completou 43 anos dia 01 de janeiro. “Tenho parentes em Toledo, a impressão aqui é sempre muito boa, a cidade é bonita e aconchegante. Onde eu moro não tem essas coisas, os fogos da virada de ano lá não duram nem cinco minutos, então sempre que tenho a oportunidade venho pra cá”, garantiu com entusiasmo.
Soeli Gallina (56) também reuniu os familiares, que chegaram cedo para garantir uma visão privilegiada do gramado próximo ao Aquário Municipal. “Já vim várias vezes no Réveillon aqui no lago, gosto muito do show de fogos e é ótimo passar a virada de ano com a família, dessa vez os parentes de Santa Catarina é que vieram pra cá. Esse é um evento que reúne as famílias, é um evento maravilhoso”, exaltou Soeli.
Ela fez questão de garantir os preparativos para acomodar bem a família visitante. “Pessoal já tava com o kit Toledo preparado para nos receber”, afirmou o agricultor Denilson Gallina (53), que rodou aproximadamente 320 km desde a cidade catarinense de Quilombo / SC junto com outros familiares para poder passar a virada de ano em Toledo. “Fomos bem recebidos aqui e estamos gostando da festa”, disse o agricultor com a anuência dos demais membros que os acompanhavam.
A empreendedora da cidade de Marialva, região de Maringá / PR, Francisca Serra (57) já morou em Toledo há 38 anos, mas não esconde a saudade que tem dessa terra. “Sempre que posso eu retorno. Hoje a cidade está bem melhor, se eu sair de lá [de Marialva] volto pra Toledo. Aqui a cidade é ótima, é um lugar muito bom. Eu adorei os fogos, estavam lindos e maravilhosos. A organização foi muito boa”, elogiou Francisca, confessando que quer voltar e trazer a família para Toledo.