Biopark reúne cadeia produtiva para discutir estratégias sobre Salmonella

Agronegócio

O Biopark Educação recebeu, na última sexta-feira de fevereiro, 23, as cooperativas parceiras do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) com foco em Alimentos Saudáveis para discussão e aprofundamento das linhas de pesquisa do arranjo. Na ocasião, o Prof. Dr. Eduardo Cesar Tondo, da Universidade Federal Do Rio Grande do Sul (UFRGS), apresentou a palestra com o tema: “Tendências e perspectivas sobre o tratamento da Salmonella”.

A Salmonella é uma das enfermidades mais importantes transmitida por alimentos e é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um dos principais problemas mundiais de saúde pública. Nesse contexto, a reunião teve como propósito definir estratégias e abordagens do NAPI Alimentos Saudáveis referentes à Salmonella.

Em vista disso, Dr. Tondo reiterou a importância da segurança alimentar no Estado do Paraná, destacando o papel estratégico das cooperativas e indústrias locais na produção de proteína animal e cereais, para que permaneçam cada vez mais saudável. “Aqui temos algumas das cooperativas e das indústrias mais importantes do país. Assim, a importância de trabalhar a segurança de alimentos no Paraná é para prevenir problemas de saúde pública.”, afirma.

Para isso, representantes das empresas BRF, C. Vale, Coopavel, Copacol, Frimesa, Lar e Prati-Donaduzzi compartilharam seus conhecimentos sobre o tema. “É muito importante que essa iniciativa aconteça no Biopark, pois aqui em Toledo e na região encontram-se as principais produtoras de alimento do país. Nós pudemos entender as dificuldades e absorver ideias e metodologias novas para aplicar no campo e na indústria.”, exemplifica Laura Didone, Extensionista da BRF.

Para André Marca, Supervisor de Assistência Técnica da Copacol, o evento reforça também o compromisso do Biopark em fornecer suporte para o desenvolvimento das empresas que trabalham com o setor alimentício. “O Biopark Eucação é um acelerador desse processo, promovendo encontros entre empresas que possuem o mesmo interesse e trazendo pesquisadores renomados para a nossa região.”, explica.

No mesmo sentido, André Marca acrescenta que as empresas, junto ao NAPI Alimentos Saudáveis, buscam atender também os anseios do mercado consumidor. “Com o NAPI, nós participamos da construção de modelos sustentáveis que tragam cada vez mais segurança alimentar, produtiva, financeira e econômica para a nossa região.”, comenta.

Por fim, a reunião reforça o objetivo do NAPI Alimentos Saudáveis em unir as demandas das empresas e do mercado para que as pesquisas tenham uma aplicabilidade altamente assertiva, gerando valor e desenvolvimento para o Paraná.

Além disso, cumpre ressaltar que a iniciativa ainda promove a inovação, a pesquisa e o desenvolvimento em prol da região. “A Segurança de Alimentos se faz com a colaboração das indústrias, do governo e das universidades, sempre trabalhando nesse tripé. Por isso, o fato de o Biopark Educação reunir todos esses setores aqui é muito importante.”, relata Dr. Tondo.

Dessa forma, o evento foi uma oportunidade valiosa para o compartilhamento de conhecimentos e experiências entre os diversos atores da cadeia produtiva de alimentos. O encontro reforçou o compromisso conjunto do NAPI em busca de soluções inovadoras para garantir a segurança e a qualidade dos alimentos produzidos na região e, também, para obtenção de alimentos mais saudáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *