Maquete do Hospital Intercooperativo do Paraná da Unimed é apresentada no Show Rural

Saúde

A representação de uma das obras mais importantes para a saúde da população da região Oeste do Paraná foi apresentada ao público no Show Rural, evento realizado no período de 05 a 09 de fevereiro, na cidade de Cascavel. Trata-se da maquete do Hospital Intercooperativo do Paraná da Unimed, que foi colocada em exposição no estande montado pelo Biopark – Parque Tecnológico do Oeste do Paraná no Show Rural, oportunidade em que todos puderam visualizar como será a estrutura da instituição dedicada a procedimentos de alta complexidade.

Segundo o diretor presidente da Unimed Costa Oeste, Dr. Hiroshi Nishitani, a maquete representa a materialização de um grande sonho que estão trabalhando há cerca de dois anos. “Essa maquete dá uma visibilidade mais concreta do que será este grande projeto. Nosso propósito é construir um hospital que venha a somar para a saúde da população, pois precisamos descentralizar a ida dos beneficiários para outras cidades próximas ou até mesmo para Londrina ou Curitiba. Precisamos trazer esses procedimentos mais complexos para a nossa região e esse hospital está sendo projetado, inclusive, para a cirurgia robótica”, destacou.

Além disso, a ação marcou o lançamento da segunda etapa do projeto. “Estamos avançando nesse projeto da Unimed e a maquete é uma representação do grandioso hospital que está sendo construído no Biopark [localizado em Toledo (PR)] e que trará muita saúde para a nossa região. Já concluímos a etapa de terraplanagem e estamos em contato diariamente com a Unimed sobre o avanço do projeto, que agora entra na fase de contratação da construtora que edificará o prédio”, ressaltou o presidente executivo do Biopark, Victor Donaduzzi.

O fundador do Biopark, Dr. Luiz Donaduzzi, frisou que a construção do hospital em uma área do Biopark reforça a ideia de um ecossistema de saúde em um território de inovação. “O hospital e outras empresas são as grandes âncoras do Biopark e para nós é fundamental o avanço do hospital de alta complexidade na região”, disse.

Estrutura e especialidades

O Hospital Intercooperativo do Paraná contará com 30 leitos para internamento, 20 leitos de UTI e uma área de reserva técnica para mais 60 leitos. O conceito arquitetônico moderno empregado no projeto respeita e prioriza a humanização dos pacientes, corpo clínico e funcionários, objetivando a recuperação e a assistência ao paciente.

Inicialmente as especialidades contempladas estarão ligadas à alta tecnologia como oncologia, neurologia, cirurgia vascular, ortopedia e cirurgia robótica.

O complexo de 11 mil metros quadrados deverá atender as regiões Oeste, Norte, Noroeste e Sudoeste do Estado, além de parte do Mato Grosso do Sul. O projeto, fruto da parceria da Unimed Federação do Estado do Paraná e da Unimed Costa Oeste com o Biopark – que doou um terreno de 20 mil metros quadrados – já soma investimentos na casa de R$ 90 milhões. Este é o primeiro modelo no Sistema Unimed de todo o país onde uma sociedade de cooperativas – a Unimed Federação do Estado do Paraná, que congrega 22 cooperativas sócias, e a cooperativa singular Unimed Costa Oeste – se forma para a construção de um hospital. A inauguração do Hospital Intercooperativo do Paraná da Unimed está prevista para o primeiro trimestre de 2026.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *