Metas 2024: 5 dicas para quem sonha em encarar uma corrida de rua pela primeira vez

Esportes
Praticar exercícios físicos, apoiar uma boa causa, conhecer pessoas novas, ter uma rotina mais saudável… Sabe aquelas metas que todo mundo faz para o ano novo? Então, que tal adicionar um desafio que une todos esses objetivos? Com mais de 1 milhão de participantes inscritos ao longo dos últimos anos, a Wings for Life World Run, maior corrida de rua do mundo, chega ao Brasil para a 11ª edição e é uma ótima oportunidade para quem deseja se desafiar. Além do formato único e inovador – sem linha de chegada fixa e podendo ser realizada de qualquer lugar –, a prova ainda contribui para uma causa especial revertendo 100% do valor das inscrições para pesquisas em prol da cura da lesão na medula espinhal.  A corrida acontecerá no dia 05 de maio de 2024, às 8h (horário de Brasília), em mais de 190 países simultaneamente, por meio de um aplicativo que guia o corredor e conta com uma linha de chegada móvel, o Catcher-Car. Ao longo do trajeto, é possível acompanhar a velocidade e a distância do “carro-perseguidor” em tempo real no app. O último participante a ser alcançado por ele vence a corrida. À convite da Wings for Life World Run, a recordista mundial Fernanda Maciel, uma das maiores ultramaratonistas do mundo, compartilhou cinco dicas para quem planeja estabelecer a meta de iniciar na corrida de rua em 2024Confira:
     Fernanda Maciel praticando meditação para se preparar para corrida (Foto: Marcelo Maragni / Red Bull Content Pool)1) Comece aos poucosPara iniciar um novo hábito é preciso foco e dedicação. Na corrida, isso não é diferente. No entanto, evite encarar como uma obrigação de alcançar a excelência imediatamente ou adquirir os melhores equipamentos – isso pode gerar uma pressão excessiva, levando a preocupações e frustrações, perdendo assim a essência de ter um hobbie. Comece introduzindo a corrida aos poucos na sua rotina, separe um momento da sua semana para fazer caminhadas e ir ganhando confiança para acelerar o ritmo.
2) Foco na rotinaSempre começo meus dias fazendo uma saudação ao sol e, em seguida, passo para exercícios de equilíbrio e força, que são as raízes para meus treinos de corrida. Encontrar um “ritual” para incorporar no seu dia a dia fará com os hábitos saudáveis fluam mais naturalmente. A prancha, por exemplo, é uma atividade superpoderosa para o corpo e mente – se você conseguir segurá-la por um minuto e se manter focado na posição, irá trabalhar no ponto-chave para conquistar maiores resistências física e mental.
 Alimentação saudável é um dos pilares do treino da ultramaratonista Fernanda Maciel(Foto: Marcelo Maragni / Red Bull Content Pool)3) Tenha um bom plano de refeições e preze pelo descansoJunto com os treinos, o planejamento alimentar bem estruturado e uma boa rotina de sono podem aprimorar significativamente a experiência ao adotar esse novo hábito. Em relação à alimentação, é sempre importante buscar a orientação de um nutricionista para desenvolver um cardápio que atenda às exigências do seu corpo ao iniciar uma prática regular de exercícios físicos.  Além de cuidar do corpo durante os treinos, também é preciso uma preparação especial nos dias que antecedem uma prova. Com menos de uma semana para a corrida, diminua a intensidade e volume dos treinos e procure dormir com qualidade. Cerca de dois dias antes de fazer uma corrida, é aconselhável aumentar a ingestão de carboidratos para proporcionar ao corpo uma reserva adicional de energia.
4) O aquecimento antes da prova é essencial!Chegou o grande dia de participar de uma corrida. E agora? Não se esqueça dos alongamentos pré-prova, pois eles são extremamente importantes! Para provas realizadas no período da manhã, como a Wings For Life World Run, faça sempre um bom alongamento quando acordar, principalmente nas pernas e quadril, para evitar qualquer tipo de lesão ou estiramento da panturrilha e dos quadríceps.
         Ultramaratonista Fernanda Maciel ao lado da linha de chegada móvel da Wings for Life World Run(Foto: Marcelo Maragni / Red Bull Content Pool)5) Mantenha a calma durante a provaRespeite seus limites e pense positivo. Não fique afobado com outro corredor ao lado e foque sua energia na sua própria passada, controlando seu ritmo e sua hidratação. Se a prova for mais longa, vale levar uma mochila leve e pequena, com garrafinha de água e gel de carboidratos e sais minerais. Se a corrida estiver muito puxada ou você se sentir ansioso, lembre-se que está tudo bem caminhar! Dê algumas passadas andando e volte a correr. Você tem o controle de tudo, então controle a sua respiração e vá mesclando: faça o descanso da caminhada para diminuir o ritmo da respiração, volte a trotar e vá aumentando o ritmo da corrida novamente. 
Serviço – Wings for Life World Run 2024:Data: 05 de maio de 2024Link para inscrições: https://www.wingsforlifeworldrun.com/pt-br  SOBRE A WINGS FOR LIFE WORLD RUNEm um dia do ano, a Wings for Life World Run acontece simultaneamente em mais de 100 países ao redor do mundo por meio de um aplicativo, com todos correndo exatamente no mesmo momento, e sempre pelo mesmo objetivo: arrecadar fundos para a Fundação Wings for Life em prol da cura da lesão medular. Com formato único, os participantes correm até serem ultrapassados pela linha de chegada móvel, o chamado “Catcher-Car”. O último participante no mundo a ser alcançado pelo carro vence a corrida. Ao longo do trajeto, o público poderá acompanhar a velocidade e a distância do Catcher-Car em tempo real no app. Desde 2014, a Wings For Life World Run já passou por 195 países diferentes e reuniu 1.293.716 participantes, que percorreram 11.839.989 km. A prova já arrecadou mais de 43 milhões de euros. Em solo brasileiro, a corrida marcou presença em cidades como Florianópolis (SC), Brasília (DF) e Rio de Janeiro (RJ) e reuniu grandes nomes do cenário esportivo, como os big riders Carlos Burle e Pedro Scooby, o pentacampeão da Stock Car Cacá Bueno, o campeão mundial de skate Sandro Dias, o campeão olímpico Alison Cerutti. Cacá e Scooby, inclusive, ficaram responsáveis por pilotar o Catcher Car nos anos 2017 e 2018, respectivamente. Pelo mundo, o piloto Max Verstappen é um dos principais incentivadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *