24 Horas Corrida Torao Takada reúne mais de dois mil corredores em Toledo

Esportes

A 11ª edição das 24 Horas Corrida Torao Takada inicia às 10h deste sábado (20) e só termina no domingo (21). São 86 equipes, 20 corredores solos e mais 20 que farão 100 quilômetros, totalizando 2.100 atletas. A prova kids deve reunir mais de 400 crianças.

Promovida pela Associação Correr Toledo e com o apoio de parceiros, a prova acontece no Parque Ecológico Diva Paim Barth. A corrida é realizada em pista emborrachada, em trajeto de 1.330 metros (metragem auditada pela Federação Paranaense de Atletismo).

O evento traz para Toledo corredores de diversos locais do Brasil. Exemplo é a corredora amadora Franciela Santin. Ela corre há dez anos e é ultramaratonista há seis anos. De Florianópolis, a atleta vem para o município em busca do índice nos 100 quilômetros. Ela recorda que pegou índice em 2022. Neste mesmo ano, Franciela participou com a seleção brasileira do Mundial em Berlim. “Para conquistar o índice, preciso estar dentro do tempo de 9h30 e essa é a minha meta”.

A corredora ainda recorda que nos anos de 2022 e 2023 precisou parar a prova quando estava nos 45 quilômetros. “Eu tive um incômodo na posterior. Então decidir não finalizar a corrida e preservar o meu corpo. No ano passado, o meu objetivo era melhorar o meu tempo de 2022, porém também não foi possível”, lamenta.

DENTRO DO TEMPO – Nesta edição das 24 Horas, Fran garante que conquistará o índice novamente e indiferente de tempo. “O único objetivo é ficar nos 9h30 e pronto”, destaca a corredora ao complementar que a conquista do índice nem sempre é garantia da participação no Mundial. Ele acontece em dezembro na Índia. “A CBAT ainda não informou a quantidade de corredores que serão convocados para participar da competição”.

De acordo com a atleta, outras meninas já estão com o índice. “Eu quero voltar para o ranking e ter a chance da convocação”, destaca. Fran frisa que o índice nivela as atletas e, principalmente, as expectativas. “Estar no ranking não significa estar automaticamente convocada. Depende em qual posição você estará, se terá competição e o número de convocadas”, enfatiza a atleta.

PREPARO – A corredora treina sete dias por semana, sendo dois treinos de força e cinco de corrida. Às vezes, seis de corrida com treino duplo no sábado. “Também faço fisioterapia preventiva semanal. E a nutrição sou eu mesma quem cuido, porque sou nutricionista”, afirma Fran.

Como nutricionista, a corredora explica que, inclusive, prescreve para seus pacientes/atletas muita comida de verdade. “Pouquíssima suplementação, só quando necessário mesmo”. Ela acrescenta que tenta ingerir carboidratos e eletrólitos no intra treino/prova e no cotidiano comida: feijão, arroz, carne, legumes e frutas. “Comida de verdade, simples e sem frescura. Não precisamos muito mais do que isso”. A corredora chega em Toledo neste sábado e pretende realizar uma boa corrida. “Treinei e estou preparada para conquistar o meu índice”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *