Administração municipal se reuniu com entidades do setor produtivo rural

Política

Com o intuito de tratar os assuntos relacionados à produção agropecuária, a administração municipal e representantes de entidades representativas dos setores da piscicultura, avicultura, bovinocultura de leite, avicultura e grãos estiveram reunidos nesta quinta-feira (25). O encontro, realizado na Prefeitura de Toledo, acontece trimestralmente e serve para alinhamento de políticas públicas, ouvir as demandas e buscar melhorias para quem vive ou trabalha no campo. 

Um dos assuntos tratados foi Valor de Terra Nua (VTN), o preço de mercado do imóvel entendido como o valor do solo com sua superfície e a respectiva mata, floresta e pastagem nativa ou qualquer outra forma de vegetação natural, utilizado para o cálculo do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR), tributo federal que se cobra anualmente das propriedades rurais. 

Os presentes solicitaram ao prefeito Beto Lunitti um estudo, pois existem diferenças em valores de um município para outro, mesmo situados em regiões com as mesmas características de solo, relevo e mata nativa. O gestor toledano informou que solicitará estudos técnicos e proporá uma discussão em nível regional. O VTN desconsidera valores de mercado relativos a construções, instalações e benfeitorias, culturas permanentes e temporárias, pastagens cultivadas e florestas plantadas.

A pauta ainda trouxe sugestões para melhorar o aproveitamento do programa de melhoria genética do rebanho leiteiro e distribuição de nitrogênio, criação de câmara técnica do leite, incentivos às indústrias lácteas, entre outras solicitações relacionadas ao setor. Outra solicitação foi a criação de uma escola de formação para mão de obra rural, incentivando parcerias com entidades. 

A melhoria na conectividade do campo e as oscilações na distribuição de energia também foram levantadas. “Sobre esta questão da internet móvel, a Funtec [Fundação para o Desenvolvimento Sustentável, Científico e Tecnológico de Toledo] tem atuado e será realizado um estudo técnico, por meio de equipamentos específicos. Já sobre a distribuição de energia, tivemos uma reunião durante o INOVAMEAT Toledo onde a direção regional da Copel expôs diversas situações que contribuem para esse quadro e também ações para diminuir o problema”, disse Lunitti. 

Participaram representantes da Associação dos Produtores de Leite de Toledo e Região (APROLTOL), Associação dos Avicultores do Oeste do Paraná (Aaviopar), Associação dos Criadores de Suínos do Oeste do Paraná (Assuinoeste) e do Sindicato Rural de Toledo (SRT). “É importante esse momento. A gente tem espaço para expor nossas demandas ao governo municipal e conseguimos levar essas informações repassadas aos produtores que representamos. Nossos agradecimentos ao prefeito por se dispor a nos atender trimestralmente, de forma ordinária. O diálogo sempre é o melhor caminho”, disse o presidente do SRT, Nelson Gafuri.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *