Cecília Angeli será a primeira homenageada com a Medalha Diva Paim Barth

Política

O Gabinete do Prefeito recebeu uma visita ilustre na quinta-feira (25). A pioneira de Toledo, Cecília Angeli, foi recepcionada pelo gestor toledano, Beto Lunitti, e demais integrantes da equipe de governo. Matriarca de uma família formada por nove filhos, 22 netos e 20 bisnetos, Cecília chegou em Toledo em 13 de janeiro de 1952 e completa, nesta sexta-feira (26), 90 anos. 

Vinda de Volta Grande, em Santa Catarina, a família se instalou na Linha Nova Videira. “Desde que chegamos, sempre trabalhei no sítio lidando com suínos e aves. Construímos uma história aqui. Meus filhos são muito conhecidos e contribuíram para o desenvolvimento de Toledo”, disse Cecília com uma lucidez ímpar. A pioneira ainda lembrou como era a vida aqui na época da chegada dos primeiros moradores e citou Diva Paim Barth, ao qual se referiu como uma amiga para toda hora. 

O prefeito Beto Lunitti reforçou a importância dos pioneiros e pioneiras para tornar Toledo o município pujante e desenvolvido de hoje. “É muito bom receber a senhora aqui. A gente fica feliz em poder conhecer a história, relatada por quem a vivenciou”, disse. “A senhora teve a oportunidade de conhecer todos os prefeitos que passaram por aqui e em nome deles e de todos os toledanos eu me sinto honrado em conversar com a senhora”.

O encontro também serviu para anunciar que a pioneira será a primeira agraciada com a Medalha Diva Paim Barth, honraria que homenageará mulheres que contribuíram para o desenvolvimento do município. “Será encaminhado um projeto de lei para a Câmara para lhe conceder esse título a exemplo do que já acontece com a Cidadania Honorária e a Medalha Willy Barth”. Ao final, o prefeito entregou um livro dos 70 Anos de Toledo e um brasão do município. Cecília Angeli estava acompanhada do neto, Rafael Campagnolo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *