Em maio de 2024, as crianças com idade entre cinco e nove anos das Regiões Sudoeste e Oeste do Paraná poderão conhecer a galinha Pim-Pim, uma emocionante e divertida personagem, que vive muitas aventuras para resgatar seu ovo roubado. No meio de uma floresta perigosa, ela enfrenta as dificuldades de uma chuva forte e a terrível Raposa Vermelha, para salvar seu ovo.
Em Toledo, o espetáculo será apresentado nos dias 08 e 09 de maio, no período da manhã e da tarde, no Teatro Municipal de Toledo. O espetáculo deve receber mais de 40 escolas de Toledo e de cidades vizinhas ao longo das apresentações, os agendamentos com a instituições de ensino foram realizados através de parceria com a Secretaria de Educação.
A peça de teatro do Grupo Obragem de Curitiba integra o programa Crianças no Teatro do Governo do Estado do Paraná executado pela Secretaria Estadual da Cultura e Palco Paraná com patrocínio da Audi Brasil. O objetivo central do projeto é levar a arte do teatro e proporcionar o acesso à cultura de forma gratuita para crianças entre 6 e 12 anos de escolas públicas de todas as regiões do Paraná.
Segundo o diretor da peça, Eduardo Giacomini, “A galinha Pim-Pimconta uma história de transformação! A peça apresenta uma narrativa poética, que estimula o senso crítico da plateia e desperta para uma reflexão de comportamento. Com dramaturgia composta pela combinação de narração; ações; bonecos; e projeções, a peça mostra que o amor pode transformar as pessoas”.
HISTÓRICO
Desde sua estreia em 2015, a peça realizou várias temporadas em diferentes cidades do Paraná e mostras e em 2016 foi indicada ao Troféu Gralha Azul nas categorias de atriz (Olga Nenevê); direção (Eduardo Giacomini) e espetáculo para crianças (Grupo Obragem de teatro).
O Grupo Obragem foi fundado em 2002, pelos artistas Eduardo Giacomini e Olga Nenevê, com o objetivo de LIGAR AS PESSOAS e promover EXPERIÊNCIAS, que estimulem novas visões de mundo. O grupo totaliza mais de 20 produções, com trabalhos para adultos e crianças. Participou de importantes eventos como: Festival Internacional de São José do Rio Preto; Filo; circulou pela Caixa Cultural SP e BA; SESI/SP e SESI/PR, além de aculmular diversos prêmios como Troféu Gralha Azul; Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz (2015; 2012; 2009 e 2007); Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2007; Prêmio Arte Paraná da SEEC PR 2017 e 2014.
Para aproximar o público da obra, antes de cada sessão será realizada a mediação “Arte e transformação – passos para o crescimento humano”, que pretende mostrar que o teatro é uma forma de aprender e de pensar sobre a realidade. Ainda, em cada cidade da circulação haverá uma sessão com intperprete de libras para atender o público portador de deficiência auditiva.
Ficha técnica:
Direção: Eduardo Giacomini
Elenco: Olga Nenevê e Ane Adade
Música Original: Arthur Jaime e Breno Monte Serrat
Bonecos: Eduardo Santos
Cenário e figurino: Eduardo Giacomini
Designer gráfico e projeções: Alessandra Nenevê
Operação de iluminação: Alexandre Luft
Assistente de produção: Leandro Oliveira
Produção: Grupo Obragem de Teatro
CRONOGRAMA
Toledo: Teatro Municipal de Toledo – sessões pela manhã e tarde nos dias 08 e 09/05/2024.
Medianeira: Auditório da UTFPR Campus Medianeira – sessões pela manhã e tarde nos dias 15 e 16/05/2024
Dois Vizinhos: Teatro do Centro Cultural Arte e Vida – sessões pela manhã e tarde nos dias 24-27-28-29/05/2024
Francisco Beltrão: Espaço da Arte/Teatro Municipal Eunice Sartori – sessões pela manhã e tarde nos dias 03 e 04/06/2024.