A Diretoria Executiva da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) recebeu em reunião quinzenal nesta quarta-feira (12) representantes do Observatório Social de Toledo (OST).
A presidente do OST, Ruth Winterkorn, falou sobre a entidade, fundada em 2008 e que tem a Acit como uma das fundadoras e mantenedoras, com foco no controle social de aplicação e fiscalização dos recursos e gastos públicos do município, tanto do Executivo, quanto do Legislativo.
Para o presidente da Acit, Cristiano Dall’Oglio da Rocha, manter a proximidade com o OST é muito importante, tendo em vista seu papel em ser um espaço para o exercício da cidadania. “Esse que deve ser democrático e apartidário e reunir o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.”
Durante a apresentação à diretoria da Acit, foram relatadas as últimas ações da entidade, realizadas de janeiro a abril de 2024. “Entre elas, participação nas reuniões mensais do sistema OSB; emissão de 11 ofícios; acompanhamento das sessões ordinárias na Câmara Municipal; acompanhamento das audiências de prestação de contas quadrimestral das Secretaria De Educação, Poder Executivo, Secretaria De Saúde E Secretaria Municipal De Esportes; campanha contra a dengue; participação no Encontro Estadual dos Observatórios Sociais do Estado do Paraná; participação no curso do Instituto Pessoas Melhores ‘Prepara Candidato’, entre outras ações.”
Segundo Ruth Winterkorn, os Observatórios Sociais do Brasil têm se caracterizado como um instrumento importante na fiscalização da correta aplicação dos recursos públicos e na implementação de políticas públicas. “Já estamos presentes em mais de 100 municípios no âmbito nacional e um levantamento dos resultados obtidos desde sua fundação, apresentou uma economia superior a R$ 3 bilhões, envolvendo mais de 3.500 voluntários”, conclui.