O Teatro Municipal de Toledo completa 25 anos de atividades em novembro e viveu um dos momentos mais importantes de sua História neste fim de semana. O auditório ficou praticamente lotado para as duas apresentações – realizadas sábado e domingo (23) – da Escola do Teatro Bolshoi, que encenou o espetáculo “Gala Bolshoi”.
Constituído de variações conhecidas e aclamadas de grandes balés de repertórios e dança contemporânea, os bailarinos da companhia encenaram, na primeira parte, trechos de coreografias do Balé “Don Quixote”, “Quebra-Nozes”, “Esmeralda”, além da energia e a força das danças a caráter.
O segundo ato da apresentação foi composto pelo balé contemporâneo Kaori, do coreógrafo William Almeida, que exige concentração e desafia os bailarinos com sua movimentação rápida e precisa. Esse balé teve estreia em 2018 e desde então está no repertório da instituição.
A apresentação foi viabilizada pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) e faz parte da Turnê Paraná da Escola do Teatro Bolshoi, que contemplou dois municípios do estado: Toledo e Francisco Beltrão. Após passagem pela Capital da Cultura do Oeste do Paraná, a companhia segue rumo ao Sudoeste para apresentação nesta quarta e quinta-feira (26 e 27).
Legado – Além de contribuir para o enriquecimento cultural de centenas de pessoas, os espetáculos também contribuíram para tornar melhor a vida das pessoas assistidas pelo Albergue Noturno Allan Kardec e pela Embaixada Solidária. Estas entidades receberam os alimentos que foram doados em troca da entrada para o espetáculo.
Mas o legado deixado pelo Bolshoi em Toledo não se resume a ações sociais. Desde sexta-feira (21), integrantes da companhia já estavam na cidade e realizaram, no período da manhã, uma pré-seleção para prospecção de novos alunos, que contou com participação maciça de dançarinos de toda a região, com idade entre 9 e 17 anos. Na ocasião, foram analisadas as habilidades físicas e artísticas dos candidatos, como flexibilidade, projeção cênica, postura e biótipo, seguindo as diretrizes do Método Vaganova, utilizado no ensino de dança clássica na Escola Bolshoi. Os aprovados na pré-seleção avançam para a última etapa do processo de admissão, realizada em outubro, na cidade de Joinville/SC, onde disputam uma vaga para o curso de Dança Clássica na Escola Bolshoi.
À tarde, os bailarinos da Cia. Jovem Bolshoi Brasil ministraram, nas dependências do Teatro Municipal de Toledo, workshops gratuitos de balé clássico para alunos dos níveis iniciante e iniciante/intermediário. “Esta passagem do Bolshoi foi extremamente positiva. O público em geral ficou muito feliz com a vinda dos bailarinos desta escola que é referência mundial da dança clássica; tanto que tivemos duas apresentações com a ‘casa cheia’ no Teatro. Esse gosto da nossa gente por esta linguagem artística credencia nosso município a fazer parte da Turnê Paraná”, avalia a secretária da Cultura, Priscila Turetta. “Também estou satisfeita com o envolvimento dos artistas de Toledo e região, pois houve um número considerável de participantes tanto na pré-seleção quanto nos workshops. Estes artistas ‘compraram a ideia’ e isso nos mostra que estamos na direção certa”, analisa.