Durante a reunião quinzenal da Diretoria Executiva da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), realizada na quarta-feira (26), Lieser Belenzier, atual presidente do Conselho Municipal do Trabalho Emprego e Renda (Comter), destacou informações da Agência do Trabalhador de Toledo.
Nos primeiros cinco meses de 2024, a Agência do Trabalhador realizou mais de 38 mil atendimentos, encaminhando aproximadamente 13 mil candidatos a oportunidades de emprego, resultando em 2.170 contratações efetivas.
Lieser também compartilhou dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), “De janeiro a abril de 2024 ocorreram 13.690 admissões e 11.647 desligamentos em Toledo. A nível estadual (Paraná), foram cerca de 715 mil contratações e 628 mil demissões no mesmo período, enquanto nacionalmente o Brasil empregou 8.879.056 trabalhadores e registrou 7.919.693 desligamentos.”
Além dos dados estatísticos, o presidente do Comter mencionou as iniciativas de capacitação oferecidas em parceria com instituições como Senac, Senai, Senat, Qualifica Paraná e através do Currículo Top da Agência do Trabalhador. “Estes cursos, tanto pagos quanto gratuitos, permitem que os trabalhadores se qualifiquem e se posicionem melhor no mercado de trabalho. Os empresários também podem verificar e indicar capacitações em áreas especificas e após uma análise, novas turmas poderão ser lançadas aos trabalhadores.”
Cristiano Dall’Oglio da Rocha, presidente da Acit, ressalta a importância estratégica do Comter e da Agência do Trabalhador na seleção de candidatos qualificados e no suporte aos trabalhadores em busca de emprego ou recolocação. “Os números mostram o esforço da Agência e as evidências, o quanto o Comter tem atuado dentro da sua proposta, de planejar, organizar, dirigir e controlar as políticas municipais de trabalho, emprego e renda, entre outros objetivos. Com certeza, o Comter está de parabéns.”