O município de Toledo é a capital paranaense de música erudita com o Festival Internacional de Música Araucárias do Paraná (Festimap) até este sábado (20). Em sua primeira edição, o evento traz a cultura musical para fora dos grandes centros e incentiva a troca de experiências. Musicistas brasileiros e de outros países engradecem o Festival.
Com uma programação artística digna dos grandes centros culturais do país, o Festimap leva para o palco do Teatro Municipal de Toledo a série de Concertos Noturnos, sempre às 20h30, com entrada gratuita (confira programação em box).. A abertura do Festival aconteceu, na noite de segunda-feira (15), com a Orquestra Versatilis, tendo, como solista, o violoncelista Hugo Pilger e a regência de Jean Reis.
Em uma breve cerimônia de abertura, o maestro Jean Reis, diretor artístico do Festival, destacou a participação de um grupo de pessoas de várias partes do Brasil e de outros países no município de Toledo. “Uma ampla programação acontece nesta semana na cidade. Ensaios são realizados com os músicos para culminar com uma bela apresentação no final de semana”. Na oportunidade, ele ainda comentou sobre a ampla programação de eventos semelhantes ao de Toledo em outros estados, como Minas Gerais e Santa Catarina. “Agradeço por repartir a nossa música com vocês. Muito obrigado! Obrigado a Prati-Donaduzzi pelo apoio financeiro”.
Já, o diretor de marketing da Prati-Donaduzzi Edilson Bianqui enfatizou que a maior missão da Indústria Farmacêutica é promover saúde para a população brasileira. “Promover saúde vai além do que fabricar medicamentos de qualidade; é incentivar o acesso a cultura, esporte, lazer e educação. O evento realiza algo que buscamos fazer pela população de Toledo: investir os nossos recursos para que a comunidade tenha acesso a outras formas de saúde”.
Bianqui agradeceu a presença do público no Teatro e lembrou que no ano passado, a empresa recebeu o convite da secretária da Cultura (na época) Rosselane Giordani – principal incentivadora deste evento – para apoiar e patrocinar o evento que se concretiza nesta semana. “Na época conversamos com as autoridades locais que tinham sinergia com o nosso negócio. A Prati-Donaduzzi completou 30 anos de história no final do ano passado e estamos felizes por fazer parte deste evento em Toledo”.
O vice-prefeito de Toledo Ademar Dorfschmidt salientou que a Prati-Donaduzzi é uma indústria farmacêutica com responsabilidade social. “Toledo cresce a cada dia e se desenvolve em todos os setores, entre eles, a Cultura. Um setor capaz de transformar a vida das pessoas. Sejam todos bem-vindos ao Festimap”.
Para a secretária da Cultura Priscila Turetta, é uma alegria para a equipe da Secretaria receber um evento deste porte em Toledo. “Quando trazíamos orquestras para Toledo sonhávamos com a possibilidade de ter um grande evento de musica clássica. Finalmente estamos vendo esse sonho se concretizar. Agradecemos ao maestro por ter olhado por Toledo e ter entendido que podemos realizar um Festival com esta magnitude e qualidade técnica. Toledo tem potencial para receber este tipo de evento”.
Rosselane Giordani celebrou a realização do evento em Toledo, destacando que no ano passado quando recebeu o maestro Jean Reis enalteceu o potencial cultural da cidade para receber um evento como este. “Sonhamos no ano passado com a realização do Festival, pois acreditávamos que essa é uma semente que está sendo lançada em solo fértil, pois Toledo tem uma trajetória consolidada na realização de grandes eventos culturais e faltava darmos espaço e fomentar a realização de eventos de música clássica e erudita. A cultura é plural, diversa e nosso município tem mostrado isso. Fico muito feliz em ver um festival eu batizamos como “Festival Internacional de Música Araucárias do Paraná”, dar seu ponta pé inicial na cidade homenageando a árvore símbolo do nosso Estado, o que reflete a valorização da nossa identidade cultural como povo”, destacou Rosselane.
ESPETÁCULOS
O Festimap reúne mais de 300 musicistas e está com uma agenda pedagógica intensa, com oficinas durante os dias para todos os instrumentos orquestrais, regência, piano, canto e coro. Além de concertos que apresentarão alguns dos mais relevantes nomes da música de câmara e orquestral do país.
A agenda de espetáculos traz ainda professores do Festival das áreas de cordas, madeiras, metais, uma noite dedicada ao Tango Portenho, sob direção e solos do grande violinista Alejandro Drago, além de concertos apresentando a Orquestra Acadêmica, Coro Infantojuvenil, Classe de Canto, Orquestra Sinfônica e Coro Sinfônico do Festival.
A programação segue até sábado, dia 20 de julho com concertos no Teatro Municipal, mas também com concertos especiais programados para acontecer a partir desta quarta-feira (17) em locais públicos.
REALIZAÇÃO
O Festival tem direção artística do maestro Jean Reis e direção administrativa de Raquel Mantovani, com patrocínio exclusivo da Prati-Donaduzzi, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Com produção da Piu Mosso, a realização do Festimap é da Prefeitura Municipal de Toledo, da Secretaria Municipal de Cultura de Toledo e do Ministério da Cultura.
A programação segue até o dia 20 de julho e as apresentações são gratuitas e sem necessidade de retirar o convite antecipado. A programação completa da 1ª edição do Festival Internacional de Música Araucárias do Paraná pode ser acessada no https://www.festimap.com.br.