A música é uma parte essencial para o ser humano; ela desempenha um papel importante na vida cultural e emocional. Além de ser uma ferramenta de entretenimento, a música oferece uma variedade de benefícios para a saúde.
Os concertos são exemplos de como a música pode criar laços sociais e aumentar o sentimento de felicidade coletiva. Despertar sentimentos são os objetivos dos Concertos Especiais no 1º Festival Internacional de Música Araucárias do Paraná (Festimap).
A programação inicia na quarta-feira (17), com concertos especiais no Teatro Municipal (ensaio aberto), Hospital Bom Jesus e Paróquia Menino Deus. A programação segue até este sábado (20) (ver box). Os alunos e os artistas do Festimap são convidados a mostrarem a sua arte em uma proposta de descentralização e contrapartida social.
Nela, hospitais, asilos, praças e espaços diferenciados tornam-se palco de apresentações marcadas pela emoção do público que, em circunstâncias especiais, não poderia ou não tem por hábito deslocar-se até as salas de concerto.
EMOÇÃO
A coordenadora dos Concertos Especiais no Festimap, Andrea Turato enfatiza que a programação nasce com a ideia de tirar a música de concerto de dentro dos Teatros e leva-la para todas as pessoas. “A proposta é mostrar que música é música em qualquer lugar e não há diferença. São diferentes no tipo de música, mas a intenção é a mesma”.
Andrea comenta que após as intervenções musicais em hospitais os médicos contam sobre a melhora do paciente. “Os musicistas com seus violinos entram nos quartos e os pacientes cantam e se emocionam juntos. Uma experiência inesquecível”.
A coordenadora ainda menciona que a organização do Festival sempre busca novos locais para levar a música de concerto. “As pessoas precisam ouvir e conhecer a música de concerto”.
ESPETÁCULOS
A agenda de espetáculos do Festimap segue até 20 de julho, trazendo, ainda, professores do Festival das áreas de cordas, madeiras, metais, uma noite dedicada ao Tango Portenho, sob direção e solos do grande violinista Alejandro Drago, além de concertos apresentando a Orquestra Acadêmica, Coro Infantojuvenil, Classe de Canto, Orquestra Sinfônica e Coro Sinfônico do Festival.
REALIZAÇÃO
O Festival tem direção artística do maestro Jean Reis e direção administrativa de Raquel Mantovani, com patrocínio exclusivo da Prati-Donaduzzi, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Com produção da Piu Mosso, a realização do Festimap é da Prefeitura de Toledo, da Secretaria Municipal de Cultura de Toledo e do Ministério da Cultura.
As apresentações são gratuitas e sem necessidade de retirar o convite antecipado. A programação completa da 1ª edição do Festival Internacional de Música Araucárias do Paraná pode ser acessada no https://www.festimap.com.br.
Confira a agenda da Série de Concertos Especiais do Festimap
18/07, Quinta:
10:00- CERTI Pioneira.
19/07, Sexta:
13:00- Prati-Donaduzzi
20/07, Sábado:
11:00, Praça Willy Barth.