Após conquistarem o 2º e 3º lugares na fase regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) em Pato Branco, seis alunos do Clube de Ciências do Biopark Educação estão focados na etapa estadual, que ocorrerá nos dias 30 e 31 de agosto, em Curitiba. Com a orientação dos professores Lucas Sarto e Gustavo Klein, a equipe competirá contra as 54 melhores equipes do Paraná, buscando uma vaga na fase nacional.
O desafio será o mesmo da fase regional: desenvolver um robô capaz de resgatar vítimas de desastres naturais ou antropogênicos no menor tempo possível, mas desta vez competindo com os melhores do estado. Na ocasião, foram desenvolvidos dois robôs, que foram programados para cumprir com o desafio da competição.
Para o professor de robótica Gustavo Klein, a participação na OBR é uma oportunidade única para os estudantes. “Não se trata apenas de ganhar medalhas. Eles estão desenvolvendo respeito, trabalho em grupo, resolução rápida de problemas e aprimorando suas habilidades técnicas”, explica.
Segundo o professor Lucas Sarto, a robótica ensina muito mais do que ciência e tecnologia. “Fazer parte da equipe de robótica molda a carreira futura desses jovens e os prepara para enfrentar os desafios da vida. Eles aprendem sobre trabalho em equipe, adaptabilidade, foco, organização e competição amigável – habilidades essenciais para qualquer profissional do futuro”, enfatiza.
Este não é o primeiro destaque dos alunos. Em 2023, participaram do PigData em Toledo e do Show Rural, onde puderam testar e aprimorar suas habilidades.