Planejamento Sucessório é tema de palestra neste dia 22 em Toledo

Agronegócio Eventos

Está agendada para esta quinta-feira, dia 22 de agosto, a palestra “Planejamento Sucessório: Legado Preservado”. A convite do Sindicato Rural de Toledo e da Comissão de Mulheres, o tema será abordado pelo advogado William Júlio de Oliveira, a partir das 19h30, no auditório da entidade.
A proposta do Sindicato Rural de Toledo é ampliar o conhecimento dos produtores sobre o assunto, até porque o tema é delicado, complexo e possui vários detalhes que precisam ser bem ajustados. Oliveira abordará essencialmente os tipos de Planejamento Sucessório (patrimonial e na atividade) e quais as ferramentas para fazer a transição em vida de uma geração para outra. “Ferramentas como Doação com usufruto, Protocolo Familiar e principalmente a Holding Rural serão explicadas ao público de uma maneira prática e leve”, antecipa o profissional que atua como assessor jurídico do Sindicato Rural de Medianeira e foi advogado regional do Sistema Faep até 2019.
A finalidade do evento é que produtores rurais, herdeiros, sucessores, empresários do agronegócio tenham a oportunidade de entender as vantagens de planejar a sucessão antes da necessidade, e compreender os benefícios do diálogo em família sobre o assunto.
A palestra é gratuita, mas os interessados são convidados a contribuir com um quilo de alimento não perecível. As doações serão repassadas pela Comissão de Mulheres a uma entidade assistencial.

REFORMA TRIBUTÁRIA E SUCESSÃO

A Reforma Tributária também gera impactos na sucessão familiar da propriedade rural. As mais recentes mudanças na legislação precisam ser conhecidas para que o produtor rural tenha conhecimento na elaboração de seu planejamento sucessório.
Oliveira destaca que a Reforma Tributária impacta diretamente o público do campo, pois houve mudanças, dentre as quais a Regra da Progressividade do ITCMD (Imposto Transmissão Causa Mortis e Doação).
Devido a essas alterações, que incluem a perspectiva de aumento da alíquota para 8%, é que o especialista apresenta o assunto como uma necessidade de conhecimento por parte do produtor rural. “A palestra é uma oportunidade de conhecer uma forma diferente de abordagem sobre esse importante tema que leva em consideração os aspectos particulares de cada família e as informações mais atuais sobre o Planejamento Sucessório no Agronegócio”, salienta.
O Sindicato Rural Patronal de Toledo tem percebido a necessidade deste tipo de informação aos seus associados, uma vez que é recorrente nas rodas de conversa falar sobre o patrimônio construído, a continuidade dos negócios e o interesse das novas gerações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *