Carrilhão, do Grupo Nopok, do Rio de Janeiro, será um dos espetáculos que abrilhantará a XVIII Mostra de Circo Social e o XI Festival de Circo Social, de 9 a 13 de setembro, em Toledo. Será na quarta-feira, 11, às 20h, no Teatro Municipal, com acesso livre. Os ingressos devem ser retirados antecipadamente no Circo da Alegria, Casa da Cultura e secretarias da Educação e da Cultura. Quem não conseguir retirar o ingresso antecipado também poderá comparecer, desde que respeitas as limitações de segurança, dentro do Teatro Municipal com capacidade de 1022 pessoas sentadas. “A distribuição antecipada é uma forma de organizar melhor e ter um controle mais efetivo do público”, explica Dado Guerra, coordenador do evento.
Para o espetáculo de segunda-feira, Circo e Letras, reunindo alunos do projeto Circo da Alegria, todos os ingressos já foram distribuídos, mas para os demais ainda tem. Dado orienta que quem retirou o ingresso, mas não puder comparecer, repasse-o para outra pessoa, para que sua poltrona não fique vazia e outros que gostariam de ver, não possam prestigiar.
Carrilhão conta em cena com a participação de um uruguaio e um brasileiro, com formação na Escola Nacional de Circo, do Rio de Janeiro. Os dois materializam uma das mais antigas profissões, o de vendedor, ou o antigo mascate, como era chamado aquele que percorria os mais longuínquos recantos, vendendo panelas, bacias, colheres, roupas de cama, mesa e banho, entre outras quinquilharias.
No espetáculo eles divertem o público vendendo roupas, calçados, acessórios, entre outras peças utilizadas por palhaços. São mercadores de diferentes tempos e lugares que levantam de forma divertida questionamentos sobre o valor das trocas e dos encontros que se estabelecem nas negociações. Fica sempre a dúvida se você compra ou é comprado, se você adquire ou é arrebatado. Se você compra produtos ou palavras. “O que está à venda, a simpatia, os olhos e o sorriso do negociante ou a mercadoria”, perguntam.
Entre uma brincadeira e outra, os dois palhaços questionam ainda o valor das coisas, das trocas e encontros que acontecem nas negociações, a paixão pelas conversas, o encantamento pelas palavras e ações, o feitiço inerente ao bom vendedor, o antigo mascate.
A edição de 2024 da XVIII Mostra de Circo e XI Festival Nacional de Circo de Toledo foi viabilizada através de edital n°012/2023, com recursos da Lei Complementar N°195/2022 – Lei Paulo Gustavo.