PIG DATA – Edição Hackathon é encerrado com três equipes vencedoras

Tecnologia

Está encerrado o PIG DATA 2024 – edição Hackathon. A 5° edição geral do evento e 1° no formato de maratona de programação, apresentou uma proposta inovadora. Em três dias, no espaço InovAcit, 11 equipes enfrentaram diversos desafios.

A proposta foi trabalhar ideias e soluções de problemas do varejo, indústria e serviços, nas áreas de Marketing e Vendas, Produtização, Processos, e Mão de Obra.

O evento foi conduzido por Everton Garboça, do Sebrae PR. Na sexta-feira, dia 18 de outubro, as equipes escolheram entre 16 problemas propostos, quais seriam trabalhados durante todo o evento. Foram escolhidas as problemáticas:

Como integrar canais de venda com entrega em um único sistema de informação; roteirização em zona rural; como desenvolver uma plataforma de estoque integrado entre lojas de materiais de construção do Núcleo; soluções digitais financeiras potenciais para pessoas nativas digitais; desenvolvimento de roteiro gastronômico digital que aumente demanda aos restaurantes do Núcleo; controle de forma acessível financeiramente a partida de caminhão e controle de jornada do motorista, a partir de tecnologias atuais; como capacitar pessoas de modo hibrido; como automatizar o processo de orçamentação de marcenarias e como planejar e controlar o processo produtivo de marcenarias e estofarias com estoques em processo.

Depois das escolhas, as equipes iniciaram o entendimento dos problemas, idealizaram as soluções, validaram as ideias e desenvolveram um protótipo operacional.

A apresentação da ideia/solução para uma banca de especialistas foi realizada no domingo, dia 20 de outubro, durante o encerramento da maratona de Hackathon.

A banca avaliadora estava composta pelo vice-presidente de Inovação e Tecnologia da ACIT e proprietário da Myse Sistemas, Marcio Pinheiro, pelo presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Toledo (Codet) e proprietário da Ipro Estratégia, Tiago Rockembach. Além deles, compõem o time de avaliadores, o presidente do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (Comciti) e empreendedor da Customerx, Leonardo Superti, e Oswaldo Broto, representante do Sebrae PR

Os critérios de avaliação foram criatividade da solução frente ao problema; utilidade prática da solução (usabilidade); completude do produto (quanto do produto exposto funciona corretamente); aplicabilidade no mercado (o quanto o produto realmente pode gerar renda no mercado); capacidade técnica e entrega do time.

A solução que conquistou o primeiro lugar, com o prêmio de R$ 8 mil foi a equipe MEMORYLAKERS com a solução para o problema “Como realizar a roteirização na zona rural”. Os membros do grupo são: Luiz Weber, Matheus Varella e Gustavo Cunha.

Já em 2° lugar, ficou a equipe GREEN CODE com a solução para o problema “Como automatizar o processo de orçamentação de marcenarias e como planejar e controlar o processo produtivo de marcenarias com estoque em processo”. Os membros do grupo são: Denis Lopes, Gustavo Zanatta, Vitor Augusto, Heloisa Preuss e Igor de Lara.

E em 3° lugar, a equipe DEFAN com a solução para o problema “Como controlar de forma acessível financeiramente a partida do caminhão e controle de jornada de motorista a partir de tecnologias atuais”. Os membros do grupo são: Diego Ferreira, Eduardo Vendramini, Fernando Freitas, Afonso Balcazar e Nivea Neres.

Além disso, as equipes poderão utilizar o espaço Inovacit por seis meses, receberão mentorias e consultorias do Sebrae e participarão dos programas de pré incubação e pré aceleração das entidades parceiras.

Segundo o vice-presidente de Inovação e Tecnologia da ACIT, Marcio Pinheiro, o evento foi encerrado com sucesso. “Começamos na sexta-feira, com a galera bem animada. Foram mais de 60 inscritos, que trabalharam durante todo o final de semana em cima das dores de problemas reais dos nossos associados. E na grande final ficou bem evidente que nós temos em Toledo mentes brilhantes, capazes de criar soluções realmente confiáveis e que fazem a diferença no mercado.”

Para o representante do Sebrae PR, Osvaldo Brotto, a parceria foi extremamente positiva, tendo em vista que foram atendidos desafios das micro e pequenas empresas ligadas aos Núcleos da Associação Comercial. “Vimos nas onze equipes que apresentaram os desafios, futuros empreendedores de sucesso, que podem ser startups e empresas de tecnologias lá na frente”, conta.

O diretor superintendente da Cresol Integração, que prestigiou o encerramento do PIG DATA – Hackathon, ressalta a satisfação da cooperativa em apoiar pelo terceiro ano consecutivo a iniciativa. “Para nós da Cresol é uma alegria novamente participar, apoiar e patrocinar este evento que é realizado pela ACIT, em parceria com o Sebrae, e chegando na final com grandes projetos e excelentes ideias das equipes”, conclui.

O PIG DATA 2024 – edição Hackathon é uma realização da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT) e Sebrae PR.

Patrocinio: Cresol Integração.

Apoio: Biopark Educação, Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz – FAG, Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC PR, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Universidade Paranaense – Unipar, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, Sistema Fiep, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai, Fecomércio PR, Serviço Social do Comércio – Sesc, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac e Iguassu Valley.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *