Em sua23ª edição a Meia Maratona de Toledo – Sicredi aconteceu no último domingo (21), no Parque Ecológico Diva Paim Barth. Considerada uma das maiores provas do estado, reuniu mais de 2 mil inscritos – o maior número de corredores até então, em cinco categorias: Meia Maratona 21km, Rústica 6km, Revezamento 10,5 km, Maratoninha 500m a 2,4km e Caminhada da Saúde 3km.
Wagner Nunes dos Santos, conhecido como Café, da cidade de Cascavel, conquistou o primeiro lugar na categoria geral masculina na Rústica 6km. Corredor amador desde 2019, treina seis vezes por semana. “Procuro participar de pelo menos duas provas por mês e por isso a preparação contínua. Em 2024, já fui campeão em várias. Comecei a correr quando era muito novo, deixei a prática e depois de 20 anos voltei a competir e encontrei meu lugar no atletismo”, conta Vagner que há 6 anos se considera mais comprometido, resiliente, responsável e dedicado por conta da prática esportiva.
O presidente da Comissão Organizadora da 23ª Meia Maratona, Arnaldo Roberto Martins, mais uma vez comemora o sucesso da edição. “Ficamos felizes com a quantidade de inscritos, o envolvimento da sociedade e por perceber que a corrida muda ou melhora a vida das pessoas. É uma prova que tem muita repercussão e credibilidade, além do fato de premiar em dinheiro os ganhadores, o que é um diferencial”, afirma Arnaldo.
Ele conta que a prova tem um alto custo para ser realizada e que o apoio dos patrocinadores, prefeitura e voluntários é essencial para que ela aconteça com qualidade. “Temos um aparato muito forte, muitas pessoas envolvidas em toda a organização, apoio financeiro dos patrocinadores, voluntários, enfim, é uma prova com muitos detalhes e que organizamos com muita antecedência para que ocorra conforme planejado. Mais uma vez agradecemos a todos que nos apoiam e permitem essa profissionalização ano a ano.”
Martins destaca que a Meia Maratona também tem cunho social com parte dos recursos arrecadados doados à entidades beneficentes, como o Hospital Bom Jesus (HOESP – Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná) que receberá o valor em doações de leite e a outra parte será destinada ao Fundo Rotário Internacional que atende as mais diversas ações sociais espalhadas pelo mundo.
O presidente da Sicredi Progresso PR/SP, patrocinadora naming do evento, Inácio Cattani, lembrou o início da história da prova incentivada pelo médico Torao Takada, que sempre foi adepto da atividade. “Nós somos patrocinadores porque acreditamos no esporte como propulsor de uma comunidade mais sadia e cooperativismo é isso, é se interessar pelas pessoas, motivá-las a trabalhar em equipe, desafiá-las e buscar melhores condições de vida em todos os sentidos”, enfatiza o presidente.
A Sicredi Progresso também premiou por sorteio, com três vales-poupança de R$ 200,00 para incentivar a educação financeira, três crianças participantes da Meia Maratoninha, cujos ganhadores foram: Laura dos Santos Dick, Vinicius Miguel da Silva e Eslandjy Jean.
A próxima edição da Meia Maratona de Toledo – Sicredi já está garantida com previsão de lançamento para maio de 2025.