Agosto de 2023 ficará para a história da Agência do Trabalhador de Toledo. Em 23 dias úteis, o órgão, que faz parte do Sistema Nacional do Emprego (Sine), intermediou a contratação de 677 candidatos, o maior número para um mês em mais de 31 anos de funcionamento no município.
Na série histórica, iniciada em 1992, a maior quantidade, até então, de trabalhadores colocados no mercado laboral por intermédio da Agência do Trabalhador de Toledo tinha sido registrada em dezembro de 2016 (553). O “Top Five” é completado por agosto de 2013 (547), agosto de 2011 (546) e março de 2023 (526).
Nos oito primeiros meses de 2023, a unidade local do Sine encaminhou 3.627 candidatos a vagas em aberto que acabaram sendo contratados – em números absolutos, Toledo está na segunda colocação do ranking estadual, perdendo apenas para a capital Curitiba (8.214), mas à frente de Cascavel (3.345), Pato Branco (3.296) e Francisco Beltrão (3.066). Mantida essa média de 453,38 colocações por mês, a Agência do Trabalhador atingirá o patamar de 5.440 colocações em 2023, superando com sobra o recorde ocorrido em 2010 (4.098).
O número de trabalhadores encaminhados pelo Sine/Toledo para entrevistas de emprego em empresas com vagas em aberto também tem chamado a atenção. Entre janeiro e agosto deste ano, 18.570 direcionamentos foram realizados, uma média mensal de 2.321,25.
Se esta proporção for mantida, Toledo poderá chegar a 27.855 encaminhamentos Caso isso aconteça, será quebrado o recorde de 2010, quando 26.100 intermediações foram realizadas.
O diretor do Departamento de Emprego e Renda, da Secretaria de Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico (AgroDesenvolvimento), Rodrigo Souza, atribui esses resultados às ações da Agência do Trabalhador que aproximam empregadores e candidatos. “Queremos ser esse elo entre as pessoas e as empresas que precisam contratá-las e este esforço tem dado resultado. Conseguimos estratificar dados sobre as vagas disponíveis, o perfil do trabalhador, a média salarial e as funções que mais necessitam de mão de obra qualificada. A partir disso, fizemos um diagnóstico que nos permite um sistema de atendimento mais assertivo, como o banco de dados formado a partir da plataforma Currículo Top, e também contratar cursos de capacitação profissional”, analisa. “Todas estas ações são conduzidas por uma equipe comprometida, com a qual poderemos ter o melhor ano da história do Sine em Toledo, que se consolida cada vez mais no cenário estadual como referência no assunto, condição que também tem sido possível graças ao apoio dado pela administração municipal em políticas públicas de geração de empregos”, analisa.
Esses resultados têm chamado a atenção da cúpula da Secretaria de Estado de Trabalho, Qualificação e Renda. “Eu quero parabenizar à equipe da Agência do Trabalhador de Toledo por ter cumprido a meta. Mais que isso: extrapolou as mais otimistas previsões. Em nome do Governo do Estado, só temos a agradecer pelo empenho de todos e reitero que estamos à disposição para ajudar esse município a seguir sendo referência em termos de geração de empregos”, enaltece o titular da pasta, o deputado estadual licenciado Mauro Moraes.
O prefeito de Toledo, Beto Lunitti, entende que o número significativo de contratações em vagas intermediadas pela Agência do Trabalhador é inerente à vocação econômica do município. “Há muitos anos temos aqui um ciclo virtuoso de crescimento, com várias cadeias produtivas pujantes e integradas entre si. Para ficar num exemplo, temos o da suinocultura, setor que movimenta da venda de insumos necessários para a engorda do porco à logística para transporte deste animal após o abate, envolvendo várias empresas em cada etapa deste processo que transforma proteína animal em produtos de alto valor agregado. Com isso, gera-se um ambiente muito favorável para as contratações não só no agro, mas também na indústria, na prestação de serviços e no comércio em geral, pois as pessoas com dinheiro no bolso querem comprar o que precisam e o que almejam. Neste cenário, cabe ao poder público municipal observar potencialidades e dificuldades para, em seguida, adotar as medidas que são necessárias para que a maior quantidade possível empregos sejam gerados em nosso município e isso se faz com investimentos em qualificação de mão de obra, mas também na forma de incentivos a empreendedores de todos os portes, por meio do programa Toledo é + Negócio!”, analisa.
Beto destaca a evolução que a unidade local da Agência do Trabalhador teve nestes últimos 32 meses. “Quando o Ademar [Dorfscmidt, vice-prefeito] e eu assumimos, Toledo estava nas últimas posições em termos de colocação de candidatos em vagas de emprego abertas. Com o nosso aval, a equipe da AgroDesenvolvimento deu início à várias medidas que tornaram mais eficientes os serviços oferecidos pelo Sine. Entre elas, o Currículo Top, que rendeu, em 2021, o Prêmio Gestor Público Paraná para Toledo. Aumentou também a proatividade em relação às empresas que precisam de mão de obra, ouvindo delas suas principais demandas e as atendendo na medida do possível. A semente lançada a partir desta união de esforços entre iniciativa privada e poder público, incluindo aí o Sistema S, está gerando bons frutos na vida de milhares de munícipes”, avalia.