Uma ação proposta pela Prefeitura de Toledo está possibilitando a visitação das estruturas internas do Hospital Regional de Toledo (HRT). A visita é guiada pelo Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (IDEAS), responsável pela gestão e administração do hospital. O objetivo é levar a comunidade, por meio de entidades representativas, para conhecer essa obra e entender a complexidade do investimento público envolvido. A inauguração acontece no dia 6 de outubro, às 9h.
A agenda de visitas é organizada pelo gabinete do prefeito e pela Secretaria de Saúde e teve início nesta segunda-feira (18), quando os vereadores, assessores, diretores de escolas e centros municipais de educação infantil (cmeis), divididos em grupos, vistoriaram o local. Cada grupo leva cerca de 40 minutos para conhecer de forma genérica as instalações.
O diretor clínico do HRT, Gustavo Elias Leichtweis, conduziu os primeiros grupos, explicou como vai funcionar o sistema de agendamento, o fluxo de atendimento, as cirurgias, que devem ser realizadas no HRT. Depois os visitantes puderam conhecer detalhadamente cada sala, consultório, refeitório, rouparia (lavanderia), vestiários, enfermarias, farmácia, centro cirúrgico, entre outros ambientes.
Gustavo respondeu às dúvidas dos visitantes, geralmente relacionadas à capacidade e aos fluxos de atendimento. O HRT abrirá com 59 leitos de enfermaria, sendo que 80% são destinados para as especialidades cirúrgicas e 20% para a clínica médica. Inicialmente os atendimentos serão focados em reduzir as filas de especialidades acumuladas nos municípios da 20ª Regional de Saúde.
O objetivo dos gestores já começou a ser atingido desde as primeiras visitas. A turma de diretores de cmeis e escolas levado pela Secretaria de Educação (Smed) ficou impressionada com o que viram. “Gostei muito do que vi, muito bem organizado, bem arrumado, pintado, tudo em boas condições de uso. Fiquei bem surpresa, superou minhas expectativas. Acho que essa ideia de mostrar para a sociedade foi muito boa”, elogiou a diretora do Cmei Professora Bertila de Novo Sarandi, Andrea Carine Bastian.
O diretor do Cmei Dalva Nogueira do Jardim Gisela, Vanderlei Luis Lunkes Lenz, disse que esta é uma oportunidade de conhecer melhor as estruturas e ter argumentos para responder os questionamentos da população. Ele confessou que nem sabia o que esperar para ver. “Me surpreendi, o ambiente está limpo, harmonizado. Por fora parece menor, mas estando aqui dentro é bem mais amplo. Imagina todos os labirintos que tem aí, equipamentos, organização desse material todo, não é uma tarefa fácil, né? O processo é bem mais complicado do que imaginamos. A equipe está de parabéns”, reforçou o diretor.
A diretora do Cmei Crescer e Aprender do Jardim América, Sandra Aparecida Sateles Fischer, também ficou surpreendida com a visita. “Achei bem interessante, uma estrutura bem ampla, bem complexa e que, com certeza, vai ajudar bastante a população. É tudo diferente, algo que eu não conhecia. Não sabia que já estava dessa forma, porque há anos a gente escuta falar do Hospital Regional e agora vendo que está assim, caminhando, com os equipamentos já instalados, as salas sendo preparadas, isso superou a expectativa e trouxe mais segurança. Acredito que agora vai, esse hospital vai abrir e vai dar certo”, afirmou Sandra.
Agenda – A visitação ao HRT deve seguir até o término da próxima semana. Promotores, juízes, clubes de serviços, sindicatos, entidades de classe e servidores fazem parte da lista de visitantes.