Ademar Dorfschmidt assume o cargo de prefeito de Toledo por 14 dias

Política Sub Destaque

Em cerimônia na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito nesta quarta-feira (20) ocorreu o ato de transmissão do cargo do prefeito Beto Lunitti ao vice Ademar Dorfschmidt, que deve permanecer na função de gestor do município até o dia 4 de outubro, período de férias do titular. O momento foi acompanhado por servidores municipais, secretários, vereadores e demais autoridades. Esta é a segunda vez que Ademar Dorfschmidt assume o comando do município

Na sua primeira passagem, o vice-prefeito assumiu por conta do afastamento do prefeito Beto Lunitti em virtude de um internamento emergencial em virtude do agravamento do quadro de Covid-19. “Na primeira vez, foi por uma necessidade, agora é por desejo pessoal”, disse Lunitti, destacando a importância do momento. “Você a partir deste ato é prefeito e exercerá a função com total liberdade de tomar as decisões necessárias e quero deixar claro aos presentes que todas elas serão corroboradas por mim. Isso é uma demonstração de confiança, porque estamos há dois anos e dez meses tomando decisões conjuntas. Não farei qualquer tipo de revogação de atos e ações tomadas pelo prefeito em exercício”, frisou.

Lunitti ainda destacou que Ademar tem autonomia para gerir o município. “É importante reforçar isso para mostrar à sociedade toledana que estamos alinhados e a gente quer sempre fazer o melhor. Temos desafios diários, como os do Hospital Regional e sua abertura, entre tantas outras, que imporão ao Executivo e Legislativo Municipal ações importantíssimas e sei que você saberá conduzir tudo isso”. Beto acrescentou que sua licença foi algo discutido no âmbito pessoal e familiar. “Tenho que descansar e compartilhar momentos com eles. O município é importante, mas é preciso também, em certo momento, repor as energias”, salientou.

A possibilidade do prefeito se licenciar e ter férias remuneradas, como qualquer outro trabalhador, só foi possibilitada por um entendimento da atual legislatura. Conforme o presidente da Câmara Municipal, Dudu Barbosa, uma mudança na Lei Orgânica do município permitiu esse período. “Nós nos dedicamos às pessoas durante 24 horas por dia, sete dias na semana, e fazemos isso com prazer”. Barbosa destacou estar tranquilo em ter Ademar como prefeito pela sua trajetória. “Foram 12 anos legislando e quase 3 integrando uma gestão eficiente e que coleciona prêmios e recorde pela sua eficácia. Tudo o que você defende como homem público é grandioso e não será diferente agora. Outra situação que nos alegra é que esta é a primeira vez que um prefeito terá direito a férias remuneradas como qualquer cidadão tem”.  

Carregado de emoção, Dorfschmidt agradeceu aos presentes e, a exemplo do que faz em todos os seus discursos, a Deus por permitir momentos importantes para a sua história pessoal e do município. “É preciso agradecer sempre. Gratidão é algo que tem que ser praticado a todo momento. Assumo agora por uma vontade do prefeito, não por uma necessidade e uma situação tão difícil que vivenciamos na primeira vez. Isso me remete também a uma grande parceria, iniciada em 2007, quando o Beto abonou minha primeira filiação em um partido político. Espero retribuir essa confiança à altura”. 

Principais frentes – Dorfschmidt lembrou que durante o período à frente da gestão se dedicará a duas situações principais. Segundo o prefeito em exercício, a pauta do Hospital Regional continuará em voga. “Teremos algumas decisões ainda a serem tomadas em relação a esta pauta. Tudo se encaminha para um bom termo, mas é uma grande estrutura e que demandará sempre uma atenção especial”. 

Outra ação importante, segundo Ademar, será sua presença em Brasília no Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome para tratativas sobre um futuro lançamento, em nível nacional, do Lote Social, programa que vai permitir a aquisição de imóvel urbano com área mínima de 150 metros quadrados e testada de oito metros. As obras de infraestrutura do loteamento já estão em andamento e para participar da seleção é necessário ser inscrito no Cadastro Habitacional. 

“É uma agenda que vem sendo construída há vários dias e o prefeito Beto [Lunitti] achou importante que ela acontecesse agora, durante minha passagem pela Chefia do Executivo, já que a colocação deste projeto no plano de governo foi um pedido meu. Com certeza será algo muito marcante desta minha estada à frente do município”, concluiu. 

Agradecimento aos familiares – “Queria que meus pais estivessem aqui para presenciar tudo isso”, disse Ademar. “A vida pública imputa à família muita tristeza em alguns momentos, porque a cada ataque que a gente sofre nossos entes sofrem junto”. Dorfschmidt afirmou que seus pais, já falecidos, devem estar orgulhosos. “Eu daria tudo para ter eles aqui hoje”. Mesmo lamentando a falta dos pais, Dorfschmidt contou com a presença da esposa Suzamar e do filho Denyter, além de outros familiares. “Hoje vocês estão aqui e minha felicidade é imensa por isso”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *