A gestão pública de uma cidade, de um Estado e de um país todo, precisa atender às demandas que vão ao encontro do interesse coletivo. Ao mesmo tempo, dar voz à comunidade é algo que precisa estar conforme a legislação, que exige prazos, valores e outras obrigações do gestor. A tarefa não é das mais fáceis, mas, o mercado vem oferecendo soluções com tecnologia para tornar a administração pública dinâmica, funcional e organizada.
No Paraná, há quatro anos, Ismael Duraes da Costa, empresário da área de Tecnologia e Informação (TI), entendeu que de fato, uma “casa” organizada funciona bem melhor.
“Eu trabalhava com consultoria no setor público nas prefeituras e fazia tudo em planilha em Excel para manter os gestores atualizados. Foi então que um dia pensei: ‘a onda agora é celular; preciso desenvolver um aplicativo e trazer tudo isso no aplicativo. Se posso fazer para os meus clientes, posso fazer para todo Brasil!’”, conta.
Assim, o empresário que tem no DNA o apreço pela gestão pública – ele tem duas especializações na área – uniu o útil ao agradável ao criar a empresa e aplicativo GovFacil, uma solução com o foco de atuação exclusiva na área pública. “Onde o gestor público, independente da sua desenvoltura digital ou administrativa, possa utilizar a ferramenta diariamente, facilitando assim sua gestão”, explica Ismael. “Nosso software facilita a vida do gestor público”.
O GovFácil foi desenvolvido visando unir informações por meio de dados completos, além de desburocratizar o acesso aos índices e documentos. O software permite que o gestor público fique sabendo de tudo o que acontece em cada secretaria, pois acompanha da sua sala, os indicadores em tempo real, através de dashboard. Através do app, é possível acompanhar, por exemplo, se o município está com todas as certidões em dia, se a receita sofreu queda e neste caso, de quanto foi. O software demostra ainda o histórico dos últimos cinco anos, o valor de uma criança na sala de aula, comparativos, investimento, números de empresas, de empregos e do saldo em caixa.
A solução já está presente em aproximadamente 700 municípios brasileiros. Em Roraima, o Governo de Estado, em parceria com o Sebrae, adquiriu o app para disponibilizar para todas as cidades. A meta é alcançar três mil cidades nos próximos quatro anos, período em que a startup almeja faturar R$ 50 milhões e já para este semestre, contratar 50 programadores.
O Governo do Paraná é o cliente mais jovem da GovFácil, empresa associada da Assespro-PR/parceria ACATE. Por meio da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), a instituição adquiriu a licença do aplicativo para implementação do sistema de tecnologia e administração pública no Estado. Com isso, o Estado se torna o primeiro do Brasil a utilizar o aplicativo de forma unificada entre as secretarias e entidades governamentais.
Solenidade recente de entrega do aplicativo GovFacil para o Governo do Paraná
“Quando viu o software, Marcelo Rangel [secretário da SEI] disse que era exatamente daquilo que o Paraná precisava. Foi muito especial”, destaca o empresário. O processo de implementação segue: serão inseridos módulos personalizados para cada secretaria de estado trazendo indicadores específicos de cada Pasta, facilitando a gestão “para uma tomada de decisão mais eficiente”.
“Isso é um sonho para mim! Sempre estudei na escola pública e com a força de vontade dedicação, criei um aplicativo”, emociona-se o empresário que também integra a Assespro-PR/parceria ACATE. A entidade é um fomento à inovação tecnológica.
“O ambiente da nossa entidade foi construído para defender os interesses das empresas do setor de TI, afinal, a entidade entende que, apenas assim, alinhando ações da área aos objetivos estratégicos da organização, se chega ao sucesso de grande parte das iniciativas que se empreende. Este projeto vai desburocratizar as ações públicas e facilitar a gestão estadual, o que realmente muito importante”, comenta a presidente da entidade, Josefina Gonzalez.