A Prefeitura de Toledo e a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT) realizaram, nesta quinta-feira (30), a reunião ordinária trimestral. Foram tratados diversos assuntos, entre eles as ações da Guarda Municipal (GM), como o videomonitoramento, estacionamento regulamentado (EstaR) e atuação junto à população em situação de rua, nova lei de licitação para as micro e pequenas empresas, atrativos para o fim do ano, entre outros assuntos. O encontro aconteceu na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito.
A presidente da ACIT, Anaide Holzbach, reforçou a importância do encontro entre a administração municipal e a entidade representativa do empresariado. “É momento para tratativas sobre as questões do nosso comércio e serviços. Temos mantido boas parcerias, como a do Natal Encantado, mas as necessidades vão além. Entre as demandas, conforme Anaide, estão a infraestrutura, segurança, estacionamento regulamentado, aeroporto, entre outras situações.
“Sobre o EstaR, avançamos bastante e temos dados de que aumentou a circulação de pessoas pela região. Sabemos também que essa questão da interrupção dos voos regulares é uma questão que preocupa e não é tão simples assim de ser resolvida. Além disso, o prefeito [Beto Lunitti] nos posicionou sobre o Hospital Regional, habitação popular, investimentos e demais assuntos. Foi uma reunião republicana, onde colocamos várias necessidades nossas também, sabemos que nem tudo é no nosso tempo, mas é sempre bom estar aqui para a gente atualizar e levar informações aos nossos associados”, disse.
Outra dúvida sanada pelo prefeito Beto Lunitti aos presentes foi em relação à interrupção parcial do tráfego na Avenida Maripá por conta de um desabamento. Conforme o gestor toledano, a demora se deu por conta da necessidade de intervenção preventiva na via. “Quanto a Defesa Civil vistoriou, percebeu o comprometimento da atual estrutura. Foi preciso um estudo aprofundado em relação ao potencial hídrico da região, pois a Sanga Pinheirinho recebe o escoamento de águas pluviais de todos os bairros do entorno. Isso demandou mais tempo para cálculos estruturais e fazermos uma obra que não necessite ser refeita a curto prazo”. Lunitti disse que será realizada a obra em uma das pistas da Avenida e tão logo concluída, se iniciam os trabalhos na via oposta.
Ao final da reunião, o gestor toledano tratou sobre proposta de implantação de um instituto de planejamento para o município. “Será ligado ao poder público, porém contará com a expertise do setor privado”. Beto ainda disse que a Prefeitura de Toledo está aberta para dialogar sobre as pautas trazidas pela ACIT. “Temos assuntos a serem discutidos ano que vem, como a reforma tributária que aí está, que preocupa o setor empresarial e o setor público também, além de outras pautas que vão surgir. Estamos sempre abertos”, concluiu.
Pessoas em situação de rua – Uma dos assuntos tratados foi a questão das pessoas em situação de rua. O secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Major Christian Goldoni, trouxe dados sobre o problema que hoje se tornou mundial. “Se tornou uma epidemia. Os dados registrados em nível nacional e internacional são alarmantes”, destacou.
Para minimizar o problema, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, estão previstas ações de abordagem e também um dia especial para atendimento desta população. “Em dezembro, no dia 6, será realizado o Dia D. Das 7h às 12h, nas dependências do Ginásio de Esportes Alcides Pan, na Vila Industrial, será feito o acolhimento e identificação de demandas desta população”, disse Goldoni.
Além disso, também no mês de dezembro, serão realizadas ações noturnas e também nos fins de semana. Essas abordagens ocorrerão com o objetivo de fazer a busca ativa de usuários que ainda não acessam os serviços ofertados, identificando indivíduos, suas demandas e realizando as articulações e encaminhamentos necessários. “Acontecerão incursões nos dias 30 de novembro e 8, 13 e 22 de dezembro, a partir das 19h, em locais de referência desse público, como praças, parques, comércio e demais espaços públicos. Já nos dias 2 e 9 de dezembro, no período da tarde, serão realizadas busca ativa de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil”, finalizou o secretário.