A Secretaria de Políticas para Infância, Juventude, Mulheres, Família e Desenvolvimento Humano convida a população interessada em discutir e aprofundar o debate sobre migrações, refugiados e apátridas (pessoas que não tem nacionalidade reconhecida por nenhum Estado) a participarem da I Conferência Livre Local de Migrações, Refúgio e Apatridia de Toledo e Região (COMIGRAR). O evento acontece neste sábado (06) na sede da Embaixada Solidária de Toledo, localizada na Rua São João, 7871 Jd. Gisela, a partir das 14h.
A I Conferência Livre Local de Toledo compõe a etapa preparatória e são disparadoras dos processos de articulação, mobilização e debate que a segunda COMIGRAR (Conferência Nacional) deseja produzir. Para participar basta fazer a inscrição gratuitamente clicando neste link.
Objetivos – A mobilização municipal dos diversos atores sociais, políticos e institucionais interessados no tema das migrações, refúgio e apatridia, trazem como objetivos: I – aprofundar o debate sobre migrações, refúgio e apatridia; II – propor e discutir diretrizes e recomendações para políticas públicas para pessoas migrantes, refugiadas e apátridas; III – promover a participação social e política de pessoas migrantes, refugiadas e apátridas; e IV – fomentar a integração entre os entes federativos, organizações da sociedade civil e associações e coletivos de pessoas migrantes, refugiadas e apátridas que atuam no tema.
Segundo a diretora de Políticas de Cidadania e Desenvolvimento Humano, Daliana Uemura, são aguardadas pelo menos 30 participantes. “Todos os participantes terão direito a voz e voto da conferência. As nossas propostas vão direto para o Ministério da Justiça e Segurança Pública, que inclusive, são muito atenciosos pois enviaram o material e de pronto aceitaram nossa inscrição. Infelizmente poucos municípios no país estão realizando as conferências locais, por isso é importante a participação do público nos debates”, pontuou.
Nos dias 26 e 27 de março acontece a 2ª COMIGRAR (Estadual) em Curitiba, onde serão eleitos delegados para participarem da etapa nacional.
Quem pode participar?
As/Os participantes, com direito a voz e voto, poderão ser:
● pessoas migrantes, refugiadas e apátridas
● pessoas brasileiras no exterior e retornadas
● representantes do poder público
● representantes de organizações da sociedade civil
● representantes de organismos internacionais
● membros de conselhos e comitês de migrações, refúgio e apatridia
● membros de associações de bairro e de coletivos locais e lideranças comunitárias
● estudantes, docentes, pesquisadores e trabalhadores de instituições de ensino e pesquisa
● demais interessados
I Local Free Conference on Migration, Refuge and Statelessness – Toledo and region
I Jornadas Locales Libres sobre Migraciones, Refugio y Apatridia – Toledo y comarca
I Conférence locale sur la migration, le refuge et l’apatridie – Toledo et région