Museu Histórico Willy Barth abre hoje (15) exposição “Toledo 24 – 71”

Cultura

Quem foi ao Museu Histórico Willy Barth nesta segunda-feira (15) se deparou com uma novidade. Além das exposições “Eu mulher”, da fotógrafa Gi Costa, e “Vestígios do cotidiano em Toledo na segunda metade do século XX”, uma terceira coletânea de trabalhos está aberta para visitação em espaço que foi criado a partir da reforma pela qual o espaço passou em 2023.

É a “Exposição Toledo 24-71”, que apresenta, de forma expressiva e panorâmica, 71 anos de História por meio de duas dúzias de fotografias, documentos, artes e textos. Os objetos expostos ilustram o recorte histórico a partir da data de instalação do município, em 14 de dezembro de 1952, até o presente. “O visitante será apresentado a indícios artísticos, fotográficos e midiáticos que caracterizam o município através dos seguintes parâmetros: harmonia familiar, força da mulher, honra do trabalho, progresso econômico, industrial e hídrico, cultura indígena, eventos locais, a emoção do esporte, pontos turísticos, civilidade e urbanidade, ciência e saúde, educação, transporte e tecnologia”, comenta o curador da exposição e o museólogo do Museu Willy Barth, Luan da Rosa Pacheco.

A exposição segue aberta até 15 de março no espaço, que funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, e, nos dois primeiros sábados de cada mês, das 13h30 às 17h30. “Convidamos a população de Toledo e região para uma imersão histórica, que dialoga com as origens municipais até os dias atuais de uma forma bidimensional, reflexiva e plural”, observa o historiador do Museu Willy Barth, Felipe de Andrade Sanches.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *