Prefeitura de Toledo divulga resultado do seu primeiro edital para startups

Empreendedorismo

A Secretaria do Agronegócio, Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Agrodesenvolvimento) publicou nesta quinta-feira (18), no Diário Oficial, o resultado do seu primeiro edital para contratação de uma startup para informatizar e integrar a gestão dos atestados de saúde dos servidores públicos municipais. A selecionada foi a Closecare Tecnologia, que alcançou 4,7 pontos. No Paraná, Toledo é um dos municípios pioneiros neste tipo de proposta. 

O processo, lançado em dezembro do ano anterior, é fruto de uma parceria entre a Prefeitura e o Sebrae/PR. Conforme o secretário do Agrodesenvolvimento, Diego Bonaldo, no setor privado, a inovação aberta, que consiste na apresentação de um problema para empresas buscarem uma solução, já é mais difundida e utilizada. “No setor público, isso foi possível a partir de uma legislação específica para contratação de startups, que nada mais são que empresas inovadoras focadas em solucionar um desafio específico”, disse. 

Sobre o objeto do edital, Bonaldo explica que o lançamento dos atestados é uma demanda da Secretaria de Recursos Humanos (SRH) e que não existe uma solução no mercado neste momento. “A busca por esta solução vai auxiliar nossos servidores municipais, em especial os que atuam no controle desses atestados médicos, permitindo que eles otimizem seu tempo. Isso é algo que não está disponível no mercado”, comenta.

Sobre o pioneirismo, o prefeito Beto Lunitti afirmou que Toledo tem buscado soluções tecnológicas para suas demandas, com o intuito de dar celeridade e eficiência aos serviços públicos. “O 1º Edital de Inovação vem ao encontro da proposta da atual gestão municipal de modernizar os processos administrativos, dando celeridade e diminuindo custos. “Estamos trabalhando na busca de formatos que tragam mais agilidade e eficácia para os trâmites do setor público. Nosso secretariado, bem como o vice-prefeito Ademar [Dorfschmidt], tem entendido essa nova visão da gestão pública”, acrescenta.

Seleção –  A empresa vencedora do 1º Edital de Inovação alcançou a maior nota a partir da análise das propostas realizada por uma comissão especial constituída para este fim. Conforme o parecer, a empresa “possui solução já em produção e comercialização na área relacionada ao desafio, demonstrando experiência no ramo e elevado grau de desenvolvimento da solução apresentada e automação em comparação com as demais. A proposta apresenta bom custo-benefício”, diz o parecer da comissão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *