Na quarta-feira, dia 21 de fevereiro, a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT) realizou uma Assembleia Geral Extraordinária, com o intuito de deliberar sobre a alteração do Estatuto Social. Sob a presidência de Anaide Inês Holzbach de Araújo, os trabalhos foram iniciados com agradecimentos aos presentes e a leitura do Edital de Convocação pela Secretária, seguida pela comprovação da publicação do mesmo no Jornal do Oeste, atendendo aos requisitos estatutários.
Dentre as propostas apresentadas, destacam-se as seguintes alterações estatutárias:
Modificação do Art. 7º, Parágrafo Único, estabelecendo como condição indispensável para admissão de associados a regularidade legal, a ausência de débitos ou pendências financeiras, contratuais, judiciais ou conflitos com a ACIT.
Alteração do Art. 18, fixando a duração do mandato dos Diretores e Conselheiros em um ano, com eleições obrigatoriamente em março e permitindo apenas uma reeleição para o cargo de Presidente.
Renomeação dos cargos dos incisos VII e VIII do Art. 20, que passam a ser Vice-Presidente de Núcleos Setoriais e Vice-Presidente de Inovação e Tecnologia, respectivamente, com competências específicas definidas nos Artigos 30 e 31.
Além disso, foi proposta uma mudança na composição do Conselho Consultivo, que passará a ser composto por 25 membros, conforme o Art. 41. Como disposição transitória, estabeleceu-se que as mudanças entrarão em vigor a partir da eleição da nova Diretoria, em março de 2024.
Após a apresentação das alterações, a palavra foi aberta aos presentes, e por unanimidade dos votantes, as modificações estatutárias foram aprovadas.