O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística, atingiu em março 97,26% de execução da obra de pavimentação da PR-239 entre Toledo e Bragantina, distrito de Assis Chateaubriand, na região Oeste.
As frentes de trabalho estão concluindo a implantação de sarjetas triangulares de concreto, dispositivos do sistema de drenagem de águas, e também os serviços complementares, como plantio de vegetação nos espaços vizinhos à pista, colocação de cercas e de abrigos de parada de ônibus, entre outros.
Recentemente foi concluída a sinalização horizontal e vertical no trecho recém-pavimentado, que tem extensão de 9,66 quilômetros.
- DER/PR vai contratar anteprojeto da duplicação da rodovia entre Arapongas e Sabáudia
- Após reforma geral, DER/PR libera ponte do Rio Vermelho, entre Porecatu e Alvorada do Sul
A obra inicia no entroncamento da PR-239 com a PR-317, em Bragantina, e vai até o entroncamento com a PR-182, próximo ao Biopark, em Toledo. Além de facilitar o acesso ao conhecido parque tecnológico, o trecho também é utilizado por empresas e agricultores, principalmente produtores de soja.
A pista tem duas faixas de rolamento com 3,5 metros cada uma, com acostamentos externos de 2,5 metros em ambos lados, e recebeu nova iluminação viária nas rotatórias nos dois entroncamentos com as outras rodovias. Também foi realizada correção geométrica em curvas, em um total de 1,3 quilômetro.
O contrato teve início em novembro de 2022, com a elaboração de projeto básico e projeto executivo de engenharia, e os serviços no trecho em si começaram em maio passado, devendo ser concluídos dentro do prazo contratual de maio de 2024, com investimento de R$ 51,3 milhões.