Nova Diretoria do Sindicato Rural de Toledo promete trabalho de fortalecimento do agro

Agronegócio Destaques

Com o compromisso de trabalhar pelo fortalecimento do agro e promover participação e engajamento dos associados, tomou posse a nova Diretoria do Sindicato Rural Patronal de Toledo para a gestão 2024/2027. Nelson Gafuri encabeça a diretoria que tem como vice-presidente Edenilson Copini, secretário Edimar Bombardelli, tesoureiro Reginaldo Gongoleski e demais membros Suplentes e do Conselho Fiscal, numa composição de 14 integrantes. O ato protocolar foi conduzido pelo presidente do Sindicato Rural de Medianeira, Ivonir Lodi, designado pela Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) para a ocasião. Ele tomou o compromisso dos diretores que foram eleitos com 95% de aprovação.
Gafuri sustentou em seu discurso de posse a importância da participação dos associados no dia a dia do Sindicato Rural Patronal de Toledo. Ele destacou que as conquistas alcançadas neste período são oriundas das demandas apresentadas e da articulação da instituição que representa a classe empregadora rural. Dentre as conquistas está a discussão sobre o trânsito de máquinas agrícolas em vias públicas – com memoráveis reuniões, de auditório lotado – que contribuiu para reformular a legislação sobre o tema, o que está em andamento em Brasília. Outro exemplo de atuação do Sindicato Rural é a mobilização pela criação do Conselho de Segurança Rural, o primeiro do Paraná, e que conta com participação de produtores rurais na sua composição. Além disso, Gafuri lembra que deve ser reformulado o procedimento de entrega de embalagens de defensivos agrícolas, evitando transtornos aos produtores rurais, como os ocorridos na última safra.
Na cerimônia de posse, Gafuri apresentou ainda um balanço de atividades do Senar-PR em Toledo. No comparativo 2022/2023, o número de participações dobra de um ano para o outro, mostrando que a estrutura predial e de recursos humanos do Sindicato Rural de Toledo estão servindo conforme as necessidades dos associados. Por isso, continuam os investimentos fortes na promoção de cursos, palestras, treinamentos e demais capacitações que permitam o aprimoramento do campo e até a abertura de novas possibilidades de renda para o campo. Por sinal, neste sentido, o secretário municipal de Agronegócio e Desenvolvimento Econômico, Diego Bonaldo, apontou em seu discurso de cumprimentos a Gafuri e diretoria de que o município de Toledo é grato pela parceria estabelecida nos treinamentos voltados, por exemplo, para o turismo rural. Ao final da cerimônia, o prefeito de Toledo, Beto Lunitti, prestigiou o jantar oferecido a convidados, e cumprimentou Nelson Gafuri e diretores.
Já o presidente do Núcleo de Sindicatos Rurais do Oeste do Paraná (Nurespop), Edio Chapla, ao cumprimentar a diretoria empossada, enalteceu a força do campo no desenvolvimento econômico das cidades da região, do Estado e do Brasil. Conclamou a unidade dos produtores rurais para enfrentar os desafios que se impõem fora da porteira, mas principalmente em atenção às posições governamentais que muitas vezes não convergem com a vontade do campo.
O assessor jurídico, do Sindicato Rural de Toledo, Leonildo Bagio, iniciou seu pronunciamento fazendo memória do ex-presidente Nelson Paludo, falecido em 2021, em pleno exercício do mandato. Para tanto, pediu uma salva de palmas aos participantes. Em seguida, desejou sucesso à nova diretoria para o bem do agronegócio de Toledo e região.

COMISSÃO DE MULHERES

Durante o evento, ainda foi dada posse às integrantes da Comissão de Mulheres do Sindicato Rural de Toledo. A produtora rural Noelir Kolling, de Bom Princípio do Oeste, foi devidamente conduzida às funções de coordenadora geral. Integram ainda a Comissão as agricultoras Leoni Arnhold, Evandra Rupolo Benetti, Kátia Maschin, Gládis Schneider, Juliana Feil Gaffuri.


A cerimônia contou ainda com a presença do presidente da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), Cristiano Dall’Oglio da Rocha; do comandante do 19º Batalhão da Polícia Militar de Toledo, Ten. Cel. Valmir de Souza; do supervisor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PR), Francisco Pelição; do diretor de trânsito da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, Roni Padilha.

Paulo Weber Junior

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *