Núcleo de Ensino em Ciências de Toledo realiza a III Mostra de Química Licenciatura

Educação

O Núcleo de Ensino em Ciências de Toledo (NECTO) da Universidade Estadual do Oeste do
Paraná (Unioeste) realizou a III Mostra de Estágio Curricular de Química Licenciatura. O
evento teve a participação de todas as turmas da Licenciatura e os estudantes puderam
apresentar os projetos desenvolvidos durante o estágio obrigatório.
Uma das coordenadoras do evento, a professora Rosana Franzen Leite, destaca que os
trabalhos apresentados na Mostra são provenientes das disciplinas ligadas ao ensino da
química. “Esse é um dos pontos mais significativos da nossa mostra que é a originalidade dos
trabalhos, produzidos a partir das propostas dos estudantes em cada uma das disciplinas. É
importante frisar que cada disciplina pedagógica do curso coloca em seu plano de ensino qual
atividade será desenvolvida na Mostra daquele ano letivo. Isso porque nós atrelamos as
atividades do projeto Educadores Químicos às atividades de extensão de todas as disciplinas
das áreas de ensino”, afirma a professora.
Leite comemorou o fato de que a Mostra de Estágios tem virado uma tradição dentro do
curso. “Ao iniciarmos as disciplinas, alguns alunos já queriam saber o que seria feito para a
mostra. Isso nos deixa muito felizes, porque é o nosso objetivo. Queremos transformar este
evento em uma característica da Química Licenciatura”, disse.
A professora explica que toda a Mostra foi pensada e planejada seguindo os moldes de
eventos científicos, onde os estudantes precisam encaminhar o resumo ou o trabalho
pretendem apresentar e este é avaliado por uma banca para, só depois, ser aprovado para a
Mostra. “Considerando que se trata de um curso de licenciatura noturno, de alunos
trabalhadores (e isso implica na redução da chance desses alunos saírem para um
congresso, para um evento no Pará, ou em Caldas Novas) essa oportunidade de participar de
uma Mostra em um teatro, com essa responsabilidade de sistematizar o assunto a ser
enviado, a apresentação, o rigor do horário, tudo isso implica em uma formação específica
que apenas a sala de aula não é capaz de dar”, avalia a professora.

Daniel Schneider

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *