Unioeste: Projeto de extensão teatral movimenta o campus de Toledo

Cultura Sub Destaque Teatro

O projeto de extensão ‘Teatro Escola Unioeste – TEU’ da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo, foi criado a partir da iniciativa do ator e doutorando em filosofia da instituição, Everton Diego Teles, e com o incentivo e coordenação da professora Dr.ª Ester Maria Dreher Heuser, do curso de Filosofia da Unioeste.

A atividade extensionista tem como objetivo desenvolver o pensamento crítico tanto dos alunos/atores quanto dos espectadores, contribuindo para formar e fomentar o “costume” de ir ao teatro para contemplar a arte. Durante o pouco tempo de início do projeto, o grupo já apresentou duas obras: Maria Farrar e o Debate dos Filósofos. A expectativa é que o grupo organize a primeira edição do ‘TEU Mostra cenas-curtas’, ainda em 2024. No próximo ano, pensando em facilitar o acesso ao teatro, especialmente àqueles que mais carecem de tal acesso, a iniciativa: o TEU vai à Escola, pretende levar um grupo de aproximadamente oito atores e um músico, cantando, dançando e interpretando a história “Um Burro na Gatolândia”, de Ivan Lovison, para as escolas da região.

Para o diretor do projeto teatral, Everton Diego, o TEU busca ser efetivo na vida humana, contribuindo para qualificar atores a possíveis bancas profissionalizantes, mas também para esclarecer o público que cativa. “Atualmente, o grupo conta com um elenco de 15 artistas associados diretamente ao projeto (entre professor/diretor, coordenador e alunos/atores)”, comenta.

“O TEU me faz lembrar do que vivi trabalhando como ator, nos momentos de felicidade, e do quão legal é fazer teatro, com a dificuldade de fazer as pessoas tomarem uma certa consciência que teatro não é brincadeira, não é um tudo vale”, conclui Everton, que enaltece a importância da iniciativa teatral.

Amanda Victória Milke Ferraz de Carvalho, mestranda em Filosofia da Unioeste, conta que desde a adolescência teve interesse em teatro, contudo foi na instituição que o contato se acercou a partir da disciplina de estágio I. Desde então, o projeto tem auxiliado no desenvolvimento de habilidades como a desenvoltura e oratória. “A experiência do teatro, tanto em exercícios, como em estudos e em apresentações de palco é sensacional. Estamos realmente nos tornando uma comunidade em prol de uma atividade que adoramos e que podemos apresentar o resultado de todo nosso esforço, carinho e dedicação para a comunidade”, diz.

Os ensaios do projeto de extensão ocorrem todas as segundas, 19h, e aos sábados às 14h no teatro A4 da Unioeste, campus de Toledo. Os alunos podem fazer inscrição via o Instagram do projeto @teatroescolaunioeste.

Alexsander Marques  

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *