Uma miscelânea cultural tomou conta da Praça da Criança no Jardim Gisela
em Toledo, na tarde deste domingo, com as intervenções do Festival de Cultura Afro Brasileira, realizado pela Embaixada Solidária, através da programação da Semana do Migrante.
Brasileiros, cubanos, haitianos de demais povos, entre adultos e crianças, dançaram, cantaram, e interagiram com as diversas apresentações. O Circo da Alegria também esteve presente abrilhantando o domingo, com acrobacias e interações do circo escola, projeto ativo há mais de 30 anos em Toledo.
As atividades tiveram início às 15h com oficina cultural de Jongo, uma dança brasileira de origem africana, praticada ao som de tambores, como caxambu. Surgida em territórios rurais, permeia a cultura popular, com toques de tambor, passos de dança e cantos, que guardam na oralidade, parte da história popular brasileiras. Foi conduzida pelo mestre de capoeira Henrique Laurentino e acompanhada por diversos participantes brasileiros e migrantes.
Em seguida o CTG Chama Crioula fez uma bela apresentação com variações de danças que representam à cultura tradicional gaúcha. O grupo recebeu das mãos de crianças migrantes uma bandeira do Rio Grande do Sul reproduzida em cerâmica. A homenagem foi realizada em lembrança a tragédia que o povo gaúcho enfrenta depois das cheias e também em agradecimento pelo fato de que o Estado é um dos que mais recebe e acolhe migrantes vindos vários países do mundo.
O Forró Fiado fez uma apresentação de forró pé de serra, ritmo genuinamente brasileiro, nascido no nordeste do país, e considerado patrimônio imaterial cultural brasileiro pelo IPHAN em 2021. Em seguida o grupo de Estilosos do Pagode encerrou o Festival da Cultura Afro Brasileira com muita alegria e samba no pé!
INCENTIVO
A Semana do Migrante está em sua segunda edição e tem apoio da Secretaria de
Cultura de Toledo e do Ministério da Cultura, através da Lei Paulo Gustavo. O evento, que
homenageia o dia do refugiado – 20/06 – e o dia nacional do migrante – 25/06, segue sua
programação que aberta ao público e gratuita. A programação completa está disponível nas
redes sociais da entidade.