Classe de Canto, Coro Infantil e Orquestra Acadêmica sobem ao palco no Festimap

Cultura Música

Atividades e apresentações culturais promovem e incentivam a ocupação dos espaços públicos, como despertam o sentimento de pertencimento e conhecimento da cultura. A programação da 1ª edição do Festival Internacional de Música Araucárias do Paraná (Festimap), em Toledo, incentiva a música de concerto em todas as faixas etárias. Nesta sexta-feira (19), o concerto noturno tem como responsáveis os pequenos.

As contribuições do aprendizado musical para o desenvolvimento das crianças são diversas, incluindo controle da atenção, elevação da capacidade motora, da memória, além de desenvolver habilidades sociais e de controle das emoções.

O Coro Infantil do Festimap tem a proposta de aliar a educação e cultura. Durante a semana, as crianças ensaiaram e adquiriram novos conhecimentos com a maestrina Dulce Primo.

FUTURO

Há 30 anos, Dulce exerce a função de Diretora Musical e Regente do Projeto Natal Palácio Avenida em Curitiba, Paraná. Sua carreira é dedicada integralmente ao coral infantil e à formação de professores de educação musical através da voz.

Ela participou ativamente em diversos Festivais no Brasil. Em 1989, especializou-se em regência coral infantil na Hungria pelo Método Kodaly, tendo recebido da Associação Internacional Kodaly, a crítica de melhor aula ministrada entre 250 educadores.

Além disso, foi agraciada com o prestigioso Prêmio Pablo Neruda de Direitos Humanos, promovido pela Câmara Municipal de Curitiba, em reconhecimento ao seu comprometimento à infância e ao desenvolvimento musical e humano. “Com a música, as crianças passam a ter memórias boas. As crianças do Festimap são maravilhosas. São aproximadamente 60 pequenos cantores de Toledo e da região”, afirma a maestrina.

Dulce ainda destaca que a criança é o futuro do Festimap e de todos os festivais. “Elas serão as responsáveis por dar continuidade aos nossos trabalhos. A música pode ser um divisor de águas na vida de muitas delas”.

A maestrina enfatiza que o trabalho de educação musical precisa existir nos espaços culturais e, sobretudo, nas escolas. “A criança precisa vivenciar a cultura. A música é uma benção de vida para comunicarmos e a arte nos dá condições de sobrevivência”.

REALIZAÇÃO

Nesta sexta-feira, o concerto noturno acontece às 20h30, no Teatro de Toledo, com apresentações da Classe de Canto, Coro Infantil e Orquestra Acadêmica. O Festival tem direção artística do maestro Jean Reis e direção administrativa de Raquel Mantovani, com patrocínio exclusivo da Prati-Donaduzzi, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Com produção da Piu Mosso, a realização do Festimap é da Prefeitura Municipal de Toledo, da Secretaria Municipal de Cultura de Toledo e do Ministério da Cultura.

As apresentações são gratuitas e sem necessidade de retirar o convite antecipado. A programação completa da 1ª edição do Festival Internacional de Música Araucárias do Paraná pode ser acessada no https://www.festimap.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *