Sindicato Rural de Toledo participa de lançamento estadual do Plano Safra

Agronegócio

O Sindicato Rural Patronal de Toledo recebeu o evento de lançamento do Plano Safra 2024/2025 do Banco do Brasil, e assim integrou a rede formada em todo o Paraná para esta finalidade. Por meio de videoconferência, a instituição financeira coordenou os trabalhos a partir da sua superintendência de Curitiba de onde foram apresentados os detalhes a respeito dos recursos disponíveis – R$ 260 bilhões para todo o País. Um contrato para custeio da nova safra foi assinado em Toledo.
O presidente do Sindicato Rural de Toledo, Nelson Gafuri, e a gerente da agência do Banco do Brasil de Toledo, Anísia Wilhelm, com toda a equipe técnica da instituição financeira, receberam produtores rurais, representantes das revendas de máquinas e implementos, profissionais da assistência técnica – pública e particular – e demais convidados.
Anísia salientou dois pontos: o Plano Safra tem uma excelente expectativa no volume de recursos por meio do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp) e o montante disponível para o Pronaf. Para o Pronamp, a taxa de juros é de 8% ao ano no caso de custeio e comercialização. Já o custeio para a agricultura empresarial tem taxa de 12% ao ano. O Pronaf tem taxa de juros de custeio em 3% ao ano.
As atenções foram dadas à transmissão feita a partir de Curitiba, onde estavam o superintendente do BB no Paraná, Mano Biazibetti, e o secretário da Agricultura do Estado, Natalino Avance de Souza para o lançamento do Plano Safra no Paraná. No ano-safra 2023/2024 os produtores paranaenses tomaram financiamentos na ordem de R$ 31 bilhões, sendo que 52% se concentraram na agricultura familiar.

Por Paulo Weber Junior

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *