Integrantes do grupo Tangará, de Londrina, que com frequência participam de redes nacionais de televisão, divulgando os seus trabalhos, estarão em Toledo participando da XVIII Mostra de Circo Social e XI Festival Nacional de Circo, de 9 a 13 de setembro. Eles apresentam-se na quinta-feira, 12, às 20h, no Teatro Municipal, com o espetáculo Maní, com acesso livre. A lenda é atualizada para potencializar a sua comunicação com o público e nos convidar a ampliar o nosso olhar sobre a ancestralidade.
Maní é uma montagem que transmuta algumas lendas do circo e explora o folclore brasileiro. O espetáculo se vale da história da pequena indígena Maní, que conta a origem de um alimento bastante consumido no país e traz ainda algumas figuras populares do imaginário brasileiro. “A tradição oral que nos permite ter diferentes histórias de raízes da nossa cultura é justamente a diversidade que nos torna um coletivo e nos caracteriza enquanto povo. A nossa versão da história é contata em circo”, afirma o diretor teatral, Tiago Marques.
O grupo Tangará, explica Dado Guerra, coordenador da Mostra e Festival, vem de uma família tradicional circense que se destaca pela qualidade impecável do trabalho em acrobacias aéreas. O espetáculo presta uma homenagem ao folclore brasileiro, com uma estética rica e de cores vibrantes, além de deixar o público com um friozinho na barriga, do começo ao fim do espetáculo. “São acrobacias que prendem a respiração do público e os deixa respirar aliviado, tamanho os riscos e qualidade técnica dos artistas”, afirma.
Na sexta-feira, às 19h, no Parque Ecológico Diva Paim Barth, a programação encerra com a Noite de Luz e Fogo e o cabaré circense. Serão feitas apresentações com fogo, em um espaço aberto e controlado, além de outros números de artistas presentes. “É um momento em que os artistas brincam e mostram alguns dos números que executam, de uma forma mais descontraída. Tragam a sua cadeira, a pipoca, os filhos, o pet e venham para o Parque se divertir com a gente”, convida Dado Guerra.
A edição de 2024 da XVIII Mostra de Circo e XI Festival Nacional de Circo de Toledo foi viabilizada através de edital n°012/2023, com recursos da Lei Complementar N°195/2022 – Lei Paulo Gustavo.