O espetáculo Circo e Letras, concebido e dirigido pela coordenadora pedagógica do Circo da Alegria, Paula Bombonatto, abriu nesta segunda-feira, no Teatro Municipal, a XVIII Mostra de Circo Social e Festival Nacional de Circo. Com 22 projetos sociais inscritos e grupos circenses do Paraná e outros estados, o evento estende-se até sexta-feira, com apresentações diárias, espetáculos circenses à noite, oficinas e discussões sobre o tema. Ao todo serão quase 700 pessoas entre crianças e adolescentes dos projetos e artistas dos espetáculos convidados.
Circo e Letras, como o nome sugere, se propõe a abordar a literatura, diferentes formas de escritas e momentos da história mundial das letras. Por conta disso, aparecem no enredo, além de acrobacias, malabarismos, contorcionismos e outras linguagens circenses, objetos da escrita como a pena e o tinteiro, a máquina de datilografia, exemplares de livros, entre outros materiais que foram utilizados em estudos e pesquisas durante o ano. Cada número é intercalado por poesias e outros textos produzidos por artistas locais, mas ainda desconhecidos. Os mesmos textos estão expostos em preto e branco, junto com fotos que registram os estudos feitos pelos alunos.
São saraus de poesia, em que o aluno teve pela primeira vez a oportunidade de declamar, cartazes e outros materiais de divulgação feitos em conjunto, textos que serviram de base para um impresso no formato de jornal para a divulgação dos espetáculos e da mostra, reuniões com poetas e escritores locais, entre outros encontros. “Este trabalho tem uma dimensão muito ampla. O espetáculo é apenas uma delas”, explica Paula, ressaltando que a ideia é dar prosseguimento com outras atividades, entre elas a melhoria do acervo de livros já existente no Circo da Alegria e no futuro a publicação de um livro registrando as ações e aprendizados.
Durante a Mostra e Festival também será feita uma campanha de doação de livros. Quem quiser doar poderá levar os exemplares e depositar aos pés de uma árvore estilizada no hall de entrada do Teatro Municipal.
No elenco do espetáculo estão 27 pessoas, na faixa etária dos 9 aos 19 anos de idade, em perfeita sintonia.
A edição de 2024 da XVIII Mostra de Circo e XI Festival Nacional de Circo de Toledo foi viabilizada através de edital n°012/2023, com recursos da Lei Complementar N°195/2022 – Lei Paulo Gustavo.