Professores recebem certificado de Formador Destaque da Seed

Educação

Os professores que se destacaram como docentes no programa Formadores em Ação receberam sua certificação durante um evento realizado na manhã desta quinta-feira (07) no Anfiteatro Moacir Galante, no Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, em Toledo. A cerimônia contou com a presença do Secretário de Estado da Educação, Roni Miranda; do secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona e de várias autoridades e representantes educacionais. 

O prefeito Beto Lunitti e as autoridades presentes realizaram a entrega dos certificados a três professores formadores de Toledo, Alinny Maria Martins da Silva, Joelma dos Santos Silva e Ester Alessandra de Souza Lorenzi e para mais três professores da região. Eles se destacaram na Primeira e Segunda Jornada do programa Formadores em Ação Municípios. O programa prioriza a formação entre pares, onde os professores atuam contribuindo para formação dos colegas de profissão. É uma ação dentro da parceria do governo do estado e municípios por meio do EducaJuntos.

“Esses profissionais demonstraram dedicação e excelência em suas atividades, contribuindo de maneira exemplar para a formação e desenvolvimento de seus colegas e para a qualidade da educação em nossos municípios. Em reconhecimento a esse trabalho notável, eles estão recebendo o Certificado de Formador Destaque”, anunciou o representante do Núcleo Regional de Educação (NRE).

O prefeito Beto Lunitti representou os demais prefeitos da região no evento e parabenizou o secretário da Educação, Roni Miranda, pela condução dos trabalhos no Estado e por trazer boas notícias à Toledo. “A política de educação, seja no âmbito municipal ou estadual, precisa estar no centro dos investimentos”, frisou Lunitti. 

O secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, disse que no Paraná, 33% dos recursos do Estado são investidos em Educação. Ele informou ainda que somos o estado com o maior número de universidades estaduais, sete ao todo. Sendo que a Bahia ocupa a segunda posição com apenas 4 instituições de ensino superior (IES). 

Aldo participou de outro evento em Cascavel na tarde desta quinta-feira (07) onde anunciou oficialmente que 20% das vagas disponibilizadas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e das demais IESs do estado serão destinadas para estudantes da Educação Básica pública a partir da prova Paraná Mais. Eles poderão sair do terceiro ano do Ensino Médio, direto para a universidade, sem a necessidade de passar pelo vestibular. 

O secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, discorreu sobre os avanços obtidos com a educação paranaense, elogiou os 44 estudantes presentes no evento que farão parte dos 1200 que integram o programa Ganhando o Mundo e terão a oportunidade de realizar um intercâmbio educacional e embarcarão para Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia, Reino Unido e Estados Unidos da América. 

Roni Miranda também anunciou mais de R$91,1 milhões de investimentos destinados a obras e reformas de colégios do NRE de Toledo. O secretário declarou que, com todos os investimentos que são realizados na educação paranaense “o estudante da Rede Estadual do Paraná pode ser o que ele quiser. É isso que nós pregamos, é isso que nós temos sobre a liderança do governador Ratinho Júnior, que é um governador que sabe o quanto é importante a educação na vida das pessoas”, frisou Miranda. 

A secretária municipal da Educação, Dirce Maria Külzer, representou as secretarias de educação da região no evento. Ela mencionou que o município compartilha muitos espaços com os colégios estaduais e quando o Governo do Estado investe em estruturas, mesmo sendo específicas dos colégios, isso impacta também para as prefeituras, pois o município consegue ampliar a oferta de atendimentos. “É o que vai acontecer na Escola Municipal Norma Belotto, no Jardim Gisela. A partir do fim deste ano o Colégio Estadual irá para uma sede própria e com isso vamos manter o ensino regular e implantar o Ensino Integral do Infantil 4 ao 5º Ano. Ou seja, todo investimento na educação também acaba por beneficiar o Município”, destaca Dirce. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *